22/09/06

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE KAYAKSURF




E cá estamos na final do II Circuito Nacional de Kayaksurf!

O kayaksurf.net - um dos apointes da circuito - irá lá estar para contar e fotografar tudo o que se passa. Espera-se um fim de semana cheio de kayaks nas ondas e muitas manobras!

Recordamos agora um RESUMO do regulamento da prova. Claro que os competidores já o conhecem mas, para quem está na praia a questionar-se sobre este facto, ele aqui fica!

Boas ondas!

luis pedro abreu
www.kayaksurf.net
REGULAMENTO
Os Objectivos destes Regulamentos são: Promover uma competição justa e segura que encoraje o desenvolvimento e a benevolência entre competidores. Promover uma medida que tabele os competidores que exibam mais e melhores manobras enquanto remam um kayak nas diversas partes da onda.
PONTUAÇÃO
Serão alvo de maior pontuação as ondas iniciadas mais próximo da zona de parede mais vertical, e que ao longo da onda se mantenham junto à zona mais activa da onda. O uso de todas as partes da onda será permitido sempre que a intenção seja acrescentar mudanças de velocidade ou direcção do kayak. As pontuações mais altas serão atribuídas quando as manobras são terminadas em secções críticas da onda, ou seja, mais próximas do seu pico. A pontuação deverá reflectir basicamente o tamanho e a forma das ondas surfadas, o tamanho e o estilo de descida da parede, a velocidade e comprimento do percurso, o número de manobras realizadas na parte mais potente da onda, a velocidade de execução e a dificuldade dessas mesmas manobras:
1. Selecção da onda: Deve ser pontuada a boa selecção de ondas;
2. Estilo do surf: É a chamada "atitude" de cada um dos atletas enquanto surfa a onda. A sua elegância e peculiaridades devem ser também julgadas;
3. Espectacularidade: O chamado show-off que cada um imprime ao seu surf;
4. Longitude: O tempo que o atleta passou na onda a surfar em posição legal;
5. Tamanho das ondas: Quando possível, é de pontuar a selecção das maiores ondas como potenciadoras de maior
espectáculo;
6. Aproveitamento da onda: Como o atleta combina o seu surf com a potência e energia da onda;
7. Criatividade: A imaginação de cada um é posta à prova. Novas manobras ou novas combinações de manobras
existentes, por exemplo;
8. Dificuldade das manobras: As mais elaboradas e difíceis serão, obviamente, as mais pontuadas.
"Se no final da onda o atleta executar manobras na espuma da rebentação, estas deverão ser pontuadas consoantes os critérios anteriormente definidos. O júri ressalva que as pontuações mais elevadas serão logicamente atribuídas a quem explorar o surf lateral das ondas seleccionadas (sem espuma)."
REGRAS GERAIS
(...)
Isto é só um RESUMO!
Boas ondas!
luis pedro abreu