21/10/08

FORUM KAYAKSURF & WAVESKI AVEIRO / CONCLUSÕES


Forum “Futuro do Kayaksurf e Waveski Nacional”

Decorreu no passado sábado, 18 de Outubro, no auditório do Mercado Negro em Aveiro um forum que visava preparar a época de Kayaksurf e Waveski para a temporada de 2009. Ao repto que foi lançado apareceram poucos mas bons, como se costuma dizer na giria. A hora de começo sofreu um atraso de meia hora pois muitos dos participantes que se deslocaram a esta cidade aproveitaram para surfar umas ondas na praia da Costa Nova. Um atraso justificável e desde logo compreendido por alguns canoistas mais pontuais.

Em cima da mesa estavam algumas propostas que em reunião de direcção do Clube de Canoagem e Águas Bravas de Portugal (CCABP) tinham sido discutidas e votadas para serem apresentadas neste evento. Mas antes constava na agenda uma breve retrospectiva da evolução das provas nacionais até aos dias de hoje, bem como uma alusão ao método de organização actual de todo o circuito. Posto isto os assuntos foram apresentados e analisados sub a prespectiva do CCABP afim de todos os intervenientes opinarem e em conjunto decidirmos o futuro dos mesmos. Além dos tópicos propostos ainda houve lugar para debatermos temas que algumas pessoas queriam ver discutidos de modo a serem melhorados nos próximos eventos.
Aqui fica um resumo de tudo :

Formas de organização e união do pessoal do Kayaksurf e Waveski

Era sem dúvida o assunto mais quente de todos pois vai modificar muita coisa na organização dos eventos destas modalidades. O CCABP levou para cima da mesa três opções possiveis para dar continuidade ao trabalho até aqui realizado por ele.

Opção 1

Ficar tudo igual ao que tem sido até aqui, ou seja o CCABP continuaria a organizar a estrutura a nivel nacional e as entidades locais fariam o seu trabalho. Esta opção foi levada para discussão mas numa perspectiva que o Clube não estava interessado nela. Caso não surgissem outras possibilidades não deixariamos estes anos de esforço terem sido em vão e assumiriamos novamente a organização do Circuito Nacional de Kayaksurf e Waveski, mas não é nossa pretensão faze-lo devido a outros projectos em curso e a sentirmos que para a evolução ser maior e melhor temos de integrar um grupo mais abragente e diversificado.

Opção 2

Desencadearmos uma aproximação a uma Federação Portuguesa de Surf ou de Canoagem. Quanto a esta opção é nossa opinião que se trata de um passo muito grande para algo que ainda está numa fase embrionária. Facilmente seriamos preteridos em relação a outras modalidades e corriamos o risco de perdermos a nossa entidade, porém a organização deste forum decidiu que era um assunto que teria de ser levado para hasta publica e serem os canoistas presentes a decidirem.

Opção 3

Ser criada uma associação portuguesa de kayaksurf e waveski, sendo a mesma constituida por elementos dos vários clubes existentes em Portugal e que têm mostrado trabalho nesta área. Esta era sem duvida nenhuma a ideia que o CCABP defendia e para a qual estaria disposto a cooperar afim de ajudar no futuro destes desportos. Já levavamos nomes, ideias e contribuiriamos com todo o nosso apoio e força para que este projecto fosse forte e seguro. Defendemos que é um passo intermédio na tentativa de criar algo maior e que um dia poderá integrar uma federação ou mesmo criar uma. Pensamos que antes de nos procuparmos com competição ao mais alto nivel temos de nos concentrar na divulgação e promoção destas vertentes da canoagem e/ou surf. Crescer mas com pernas e cabeça !!!

Decisão final

Nenhuma das propostas convenceu os participantes. Todos estão de acordo que o futuro mais longínquo passa pela criação de uma entidade que abranja vários clubes e praticantes, mas praticamente todos também acham que ainda é cedo para dar esse passo, ou seja a retórica que o CCABP levava em relação à integração destas provas numa das federações acima descritas foi a mesma que foi usada em relação à criacção de uma associação. Assim sendo, e mediante a decisão do Clube em não pretender continuar a ter o protagonismo e trabalho só para si, foi votada e aprovada a criação de uma Comissão Organizadora do Circuito Nacional de Kayaksurf e Waveski. Desta comissão fazem parte os seguintes elementos em defesa dos seguintes clubes :

Team Marafados - Amilcar Ventura e Silvano Santos
Viking Kayak Clube - Pedro Carneiro e João Freitas
Ocean Spirit - Bruno Melo e Filipe Avelar
Ericeira Team - Francisco Saraiva e João Pais
Wave Survivors - César Tafula e Paulo Pinto
Clube de Canoagem e Águas Bravas de Portugal - Álvaro Pontes e Ricardo Inverno
Esta comissão terá como função preparar todo o circuito do próximo ano. A ela caberá avaliar as candidaturas à organização de provas e eventos, decidir o numero de provas e locais das mesmas, elaborar o respectivo calendário, garantir que as provas terão qualidade e cumprirão certos requisitos, publicitar todos os eventos a nivel nacional e internacional, garantir a logistica geral necessária de cada uma das provas e estipular/controlar a aplicação das regras que regem o circuito nacional.

A primeira reunião desta comissão ficou agendada para dia 8 de Novembro durante o evento que irá decorrer nesse fim de semana na bela vila da Ericeira e que está a ser organizado por um dos Ericeira Team - Francisco Saraiva.

Numero de provas que constituirão o Circuito Nacional de Kayaksurf e Waveski 2009

Nesta matéria o CCABP levou para discussão a proposta de existirem cinco provas mas somente as três melhores de cada atleta é que pontuariam para o ranking final do circuito. A quase unanimidade que tinha existido no ponto anterior aqui não se verificou. Surgiram diversas opiniões em torno desta questão e como conclusão final ficou que este assunto seria decidido pela nova comissão organizadora. No ar ficou a possibilidade de existirem cinco provas e as melhores quatro pontuarem para o ranking, permitindo assim a quem tenha um azar na vida não ficar de fora na corrida para o primeiro lugar. O risco desta medida é existirem provas que serão preteridas em relação a outras, no entanto pensamos que se todas tiverem qualidade a adesão será sempre significativa. A decisão da comissão também dependerá das propostas que surgirem para a realização de provas e das suas garantias.

Decisão final

Como já atrás foi descrito, ficará a cargo da comissão esta decisão. Será comunicada publicamente na altura que se tomem as decisões em redor deste tema.

Júris - Formação de alguns elementos para comporem o quadro de júris dos próximos anos

A proposta do CCABP em relação à falta de júris nas provas de Kayaksurf e Waveski baseou-se na formação de 8 a 10 interessados através de conhecimentos do Álvaro Pontes na Federação Portuguesa de Surf. Os contactos feitos até agora nesse sentido foram bastante positivos e na opinião do Clube devemos tentar formar um grupo de pessoas que nos permita ter rotatividade e liberdade na escolha da equipa de júris de cada prova. Esta proposta foi bem aceite mas foi completada pela ideia que podiamos recorrer a júris de surf devidamente pagos para nos arbitrarem as provas. A implementação deste procedimento seria da responsabilidade das organizações locais que assim teriam de arranjar e negociar juris das provas de surf no local aonde a prova irá decorrer.

Decisão final

A decisão final foi a de continuarmos com a ideia de formar júris mas deixarmos em aberto a hipótese de se contratar localmente o quadro de júris.

Patrocionador Oficial do Circuito Nacional de Kayaksurf e Waveski

Com a finalidade de aumentarmos a qualidade e quantidade de tudo o que compõem a logística das provas de kayaksurf e waveski de modo a estas terem um visual mais apelativo, e que as identifique com o "nosso movimento", foi apresentada a proposta para que este ano a entidade que organiza o circuito nacional tente negociar um contrato com um patrocionador oficial do evento. As organizações locais continuariam a contar com os seus apoios para as suas provas mas em termos de circuito esse patrocionador teria o protagonismo nacional/internacional.
Decisão final

Decisão aceite cabendo agora à comissão a negociação da imagem do Circuito Nacional de Kayaksurf e Waveski.

Outros assuntos

Para além dos temas propostos pelos responsáveis pela realização deste forum houve ainda tempo para se debater acerca de outros assuntos. Os participantes trouxeram para a sala algumas ideias, opiniões e críticas tendo como base o circuito que terminou no passado mês de Setembro. Destacaram-se os seguintes :

- A proposta do Hugo Paz que apesar de não poder estar presente fez-se representar por um documento aonde dava excelentes ideias para o futuro. Ficou decidido que o modelo da tabela dos heats apresentada por este canoista é bastante válida e que vai ser tomada em conta pela comissão no decorrer do próximo circuito. Segundo o Bruno Melo é um modelo justo e aplicável até 34 atletas.
- Outra das sugestões do Hugo Paz que mereceu bastante apoio diz respeito à aplicação de dois tipos de preços diferente para os atletas consoante a data em que fazem a inscrição. No entender dos mesmo estes preços devem ser superiores para quem decida se inscrever no próprio dia até uma hora antes do 1º Heat. Assim em vez de haver um prazo de inscrição passaria a ser possivel os atletas se inscreverem no secretariado da prova no próprio dia mas sofrendo com isso uma taxa de penalização.

- Um numero significativo de participantes criticou o atraso sistematico do inicio das provas que se realizaram este ano. Para combater isso duas formas foram propostas, ou se deixa de ter horário para o inicio das provas possibilitando assim que se decida consoante as condições que o mar oferece ou então respeitamos o programa e corremos o risco de ter baterias fracas e até sem ondas. Ficou decidido que apesar de poder haver um horário teórico para o inicio da prova, depois do secretariado fechar e serem realizados os sorteios deverá haver um briffing e ai decidir-se a hora real para o inicio da primeira manga.

- Na opinião de todos os participantes que tiveram na prova de Peniche, esta correu muito mal e deve ser analizada a sua continuidade. Soubemos por intermédio de um dos presentes, Luis Carneiro, que os representantes da Câmara Municipal de Peniche não gostaram nada da forma como o evento decorreu e chegaram mesmo a contactar alguns atletas afim de perceberem o porquê da situação. Afim de evitar este tipo de problemas que em nada contribui para a imagem do Kayaksurf e Waveski todas as provas deste próximo circuito serão alvo de uma analise a partir das propostas que cheguem à Comissão Organizadora do Circuito Nacional de Kayaksurf e Waveski de 2009. Como já atrás foi descrito vão haver requisitos obrigatórios para as entidades que queiram organizar eventos que sejam englobados no próximo circuito.
- Outra das ideias justas no entender de todos foi a sugerida pelo pessoal dos WaveSurvivors, se não tou em erro mais propriamente pelo Filipe Brás, que lançou o repto para no próximo ano tanto a composição inicial dos heats como a modalidade que deve iniciar o dia serem alvo de sorteio logo a seguir ao encerramento do secretariado de modo a todos tomarem conhecimento e poderem estar presentes no acto. Até aqui o sorteio era feito mas não tinha hora marcada e era realizado à frente de quem estivesse nessa zona por essa altura.
- Da sugestão anterior resultou ainda que a composição dos heats continuará a ser como até aqui, ou seja de modo a garantir qualidade até às mangas finais haverá cabeças de lista a partir do ranking nacional. Para a primeira prova contará o ranking final do circuito do ano anterior e dai em frente a posição dos competidores na tabela desse ano.
- Falou-se ainda de uma forma genérica em pontuações, medidas a tomar para captar mais praticantes, eventos sem ter carácter competitivo, ..., assuntos que qualquer dia serão tema noutro encontro.

Por último, e como já afirmei no blog da malta dos WaveSurvivors, parabéns a todos os presentes que deram mostras do que é a participação cívica na construção de algo.
Ricardo Inverno

Clube de Canoagem e Águas Bravas de Portugal
http://www.aguasbravas.net/
-------------------------------------------
Obrigado pelo report Ricardo!
Boas ondas,
luis pedro abreu

Etiquetas: , ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

e o Kayaksurf.net não esteve representado, nem faz parte da comissão

quarta-feira, outubro 22, 2008  
Blogger inverno said...

Não esteve presente, não faz parte da comissão mas sem dúvida é uma das entidades que mais contribui para a evolução do kayaksurf e waveski. Em tudo o que depender desta comissão o Luis e o seu projecto serão sempre inserido e contaremos sempre com eles.

Obrigado Luis pelo constante apoio,

Ricardo Inverno
Clube de Canoagem e Águas Bravas de Portugal

quarta-feira, outubro 22, 2008  
Blogger kayaksurf.net said...

Olá Ricardo,

Só para salvaguardar, não fiu eu, logicamente, que coloquei post "anónimo" pois sei muito bem orque não pude estar presente. Claro que estarei sempre a apoiar todas as estratégias que sirvam para impulsionar o kayaksurf nacional!!

Abraço e boas ondas,

luis pedro

quarta-feira, outubro 22, 2008  

Enviar um comentário

<< Home