18/04/07

KAYASURF SESSION FIGUEIRA DA FOZ - SURF REPORT 5: ENTREVISTA COM RUI FONSECA (RPF KAYAKS)


SHARK e DUCKY - os dois surfkayaks da RPF

Para o sucesso da KAYAKSURF SESSION do Cabedelo, muito contribuiram os prémios que, entretanto, iam sendo anunciados. Pagaias do ÉLIO e da MAR BRAVO, DVD´s de Vince Shay, capacetes da SKI WORLD, mochila e anorak Wave Sport da PAGAYAK/ECONAUTA e, claro, a cereja em cima do bolo, um surfkayak da RPF (ao todo, foram 13 prémios sorteados).

Foram inúmeros os mails e contactos que tive a questionarem-me sobre... qual era o surfkayak a sortear mas a estratégia era mesmo essa. No dia do encontro, seria divulgado o modelo. E assim foi. Rui Fonseca, numa estratégia previamente concertada com o kayaksurf.net, decidiu apresentar no evento os dois surfkayaks que tinha produzido - o DUCKY e o SHARK
.


Hugo Luis e Rui Fonseca, no Cabedelo, os homens fortes da RPF
RPF - COMO SURGIU

Rui Fonseca é um entusiasta assumido do kayaksurf. Tem 35 anos e já anda de kayak há 22. Em 1993, funda a sua empresa que, embora se apresente como RPFKAYAKS, apresenta na sua lista de clientes várias indústrias como a naval pesada (também na área do desenho) ou a construção e reconstrução de peças para comboios para E.M.E.F. (grupo da CP). Só depois é que surgem os kayaks com a importação, distribuição e o sub-aluguer a empresas de Desporto e Aventura. Segundo o próprio, só depois de tudo isto, é que surge a carolice de desenhar e construir kayaks. E ainda bem, dizemos nós, que agradecemos para já, a criação de dois surfkayaks. Mas passemos à conversa com o Rui...

Olá Rui, quando é que desenhaste o primeiro kayak da RPF?
O primeiro kayak que desenhei foi em 1996, o meu primeiro modelo de mar, o Stalk.
RPF DUCKY

E o primeiro surfkayak?
O primeiro surfkayak, foi a base do Ducky em 2006, que não veio a meu gosto.


Paulo Simões com o DUCKY

Tens neste momento dois surfkayaks criados pela RPF. Apresenta-nos o Ducky...
O Ducky é o meu primeiro projecto reestruturado, com um casco de rails arredondados, e bastante tolerante nas manobras, não perdendo capacidade de curvar, convés que permite que o kayaksurfer afaste bem os joelhos permitindo manobrar o kayak como um playboat.
RPF SHARK

E agora o Shark. Arrisco a dizer que é o primeiro projecto nacional de um surfkayak sit-on-top. Como te lembraste da ideia?
Esta ideia já me tinha surgido para um kayak de mar, por ter notado que haviam pessoas que têm pânico de se enfiarem no poço dos barcos. Tendo eu vendido só na Figueira da Foz mais de 30 Yak Boards (modelo da Ocean Kayak), estava na altura dos meus clientes subirem o patamar para o kayaksurf puro e duro. Mas havia um problema “Gosto muito disto, mas lá dentro é que eu não me enfio!”diziam os meus clientes. E assim surgiu o SHARK, o barco com o casco do DUCKY, mas sit-on-top.


Hugo paz a surfar o SHARK
Qual achas que vai ter maior sucesso no mercado?
Maior sucesso, sem dúvida o SHARK, por não conhecer no mercado nada idêntico e também porque os kayaksurfers poderem arriscar mais sem o problema de terem de nadar. Preenchendo um maior leque de clientes.

E sobre a Kayaksurf Session (para a qual ofereceste um SHARK). Que balanço fazes da iniciativa?
Sou suspeito, logo que soube, fiz a oferta à organização. Vocês estão de parabéns conseguiram-me surpreender desde o primeiro minuto pela iniciativa.


Hugo Paz e o SHARK
PREÇOS DE LANÇAMENTO
Já tens preços para os modelos que apresentaste na Kayaksurf Session?
Os preços, como os kayaks têm de ser surpreendentes e como tal para os primeiros cinco de cada modelo o preço será de 500,00€ (construção em fibra de vidro), podendo os clientes pedir informações para o móvel (00351) 919797090 ou 965013689 Fax (00351) 233 428164, email
rpf_kayaks@sapo.pt


João Roxo com o seu SHARK

Como vês a evolução do kayaksurf nacional?
A evolução nacional, acho que está a ser brutal e a prova foi o sábado dia 14, na Figueira da Foz. Também vêm pessoas menos novas e sem tradição de canoagem pedir para os levar a fazer umas ondas de sit-on-top bilugar.
NOVOS MODELOS DA RPF

E a RPF... continua a apostar em novos modelos?
Sem dúvida! Para breve, os mesmos modelos com cascos mais técnicos, depois um barco mais curto, tentar evoluir e aprender até morrer. Já agora o meu obrigado por me deixarem mostrar os meus bebés.


Roxo + SHARK = SURF!

Obrigado Rui! e FORÇA nesses kayaks!


Dois dos "bébés" da RPF!!

Texto: luis pedro abreu / www.kayaksurf.net
Fotos: João Lobo / CD completo com mais de 400 fotos pelo mail mexialobo@hotmail.com

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Grande Leitinho,dás cabo deles com as tuas Canoas.heheheheh



Abraço INDIO

segunda-feira, maio 28, 2007  

Enviar um comentário

<< Home