20/10/06

SURFKAYAK DESIGNS... GREAT EVOLUTION!


Foto: US West Team
É caso para dizer, quem os viu e quem os vê!
Esta primeira foto é de 2001 e foi tirada na mítica prova de kayaksurf em Santa Cruz, Califórnia. Grandes charutos, classe IC em excesso e o Mega Jester Trident era, na altura, a grande estrela das ondas. Vêem-se nesta imagem (parte inferior) três desses Megas. O Jester pode ser revisitado na secção da Mega do kayaksurf.net - http://www.kayaksurf.net/Mega.html



Fotos: marbravo.net + Tim Harvey + Hugo Paz

Estas fotos, são datadas de 2006. A primeira (esquerda) é da prova de Peniche, a do meio foi tirada em Setembro em Biarritz (França) e a última é da prova da Praia Grande. É curioso ver o aspecto geral dos surfkayaks utilizados. Encolheram e estão mais bonitos!


Fotos: Roberta Borsari + US West Team
Veja-se nesta imagem de cima a comparação entre um dos designados clássicos (IC) e o pequeno HP (Hi Performance ou Open). A foto foi tirada no mundial da Costa Rica do ano passado e a outra imagem ilustra bem que os norte-americanos lá se deixaram encantar pelos Open. Neste caso, vemos vários Reaction da Murky Waters.


Foto: www.kfishsurf.com

Consumada que está a extinção dos antigos charutos compridos - à excepção dos mais saudosistas -, o futuro é dos short surfkayaks. Curtos, leves, com um rocker cada vez mais agressivo e muito mais radicais. A escola norte-americana ainda defende e preserva a classe IC (clássicos) mas, convenhamos, quando vemos Chris Harvey ou Darren Bason (na foto) a sacar aéreos destes... é difícil achar muita piada ao surf limpinho dos IC.

Boas ondas!

luis pedro abreu
www.kayaksurf.net