03/08/07

OCEAN SPIRIT WAVE FESTIVAL WITH MORE THAN 80.000 VISITORS



Ocean Spirit Wave Festival recebeu 80 mil visitantes

A praia de Santa Cruz foi durante dez dias (14 a 22 de Julho), o palco do maior festival de desportos de ondas alguma vez realizado em Portugal, o "Santa Cruz Ocean Spirit".

O evento reuniu cinco modalidades – surf, bodyboard, kitesurf, skimboard e kayaksurf – e contou com a presença de cerca de 500 atletas nacionais e internacionais.

A forte adesão do público superou as previsões da organização para a primeira edição do evento. Em vez das 30 mil pessoas esperadas, o "Ocean Spirit" contou com a presença de 80 mil visitantes.

Com um projecto cénico arrojado, com fortes ligações ao mar, a "Aldeia Neptuno", espaço de dez mil metros quadrados, integrou zonas de restauração, surfshops e escolas das várias modalidades.

Num evento criado para toda a família, foram oferecidas 600 aulas gratuitas das várias modalidades: 120 de kayaksurf, 80 de skimboard, 150 de surf, 100 de bodyboard e 150 de kitesurf.

O projecto "Ocean Spirit" incluiu ainda uma forte vertente ambiental, tendo lançado a iniciativa "Conhecer para Conservar", incentivando participantes e visitantes a tornarem-se "Amigos de Neptuno".

Algumas centenas de crianças puderam desfrutar de actividades lúdicas e pedagógicas relacionadas com os ambientes praia e oceano.

Cinco modalidades no Ocean Spirit

Quanto às competições, na prova "Open" de skimboard, uma das modalidades em expansão no nosso país, o pentacampeão europeu Hugo Santos evidenciou o porquê dos títulos alcançados internacionalmente ao conquistar o primeiro lugar.

O "Santa Cruz Ocean Spirit" contou ainda com demonstrações do bodyboard tow out, prova em que os atletas efectuam manobras aparatosas com o auxílio de uma mota de água. Luís "Porquito" Pereira foi o atleta eleito pelo júri.

Também o surf teve demonstrações da modalidade. O top 16 nacional esteve em Santa Cruz para fomentar a prática da modalidade que mais adeptos conquista em Portugal. Ruben Gonzalez, actual campeão português, foi o melhor entre os melhores.

De referir que num gesto de solidariedade os riders ofereceram o prémio monetário à Associação para a Educação das Crianças Inadaptadas de Torres Vedras. A quantia foi entregue a Pedro Lamy, representante da instituição, pelos surfistas "Xaninho" e João Antunes.

A prova de kayaksurf, na classe "Open", foi dominada pelo irlandês Dessie McGlinchey – recente campeão na classe IC na Califórnia –, enquanto na classe "Sit-on-top/Waveski" foi o torriense Bruno Melo a merecer o maior número de pontos do júri.

Bruno Melo foi também eleito o "waterman" do festival, por ter vencido a prova de "Triaction", uma das competições inéditas em Portugal, em que os participantes escolheram três das cinco modalidades.

Apesar da presença dos melhores kitesurfers mundiais, como José Luengo, Hervé Bouré, Jeff Tobias, Mark Shinn ou Jeremie Eloy, o rei Neptuno acabou por não abençoar a prova "Wave Kite Champions" que reuniria os líderes dos rankings dos dois grandes circuitos mundiais de kite de ondas.

A organização do "Santa Cruz Ocean Spirit" já começou a preparar a edição de 2008, estando empenhada em continuar a superar as expectativas dos visitantes com actividades inéditas neste tipo de eventos.
Fonte: Ocean Spirit Press

VÍDEOS DO EVENTO - BASTA CLICAR NAS IMAGENS

CLICK THE IMAGES TO SEE THE VIDEOS




Boas ondas!
luis pedro abreu

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Filipe Brás said...

Espero sinceramente que para o ano batam o record de assistência deste ano, pois pelo trabalho que tiveram bem mereçem! E que o mar e as condições atmosféricas se juntem á festa e proporcionem ainda um melhor espectáculo!

PArabéns ao Figueirense Luis Porquito pelo primeiro lugar na prova de bodyboard, quem o conheçe já sabe que se tornou hábito tar no pódio!

sábado, agosto 04, 2007  

Enviar um comentário

<< Home