14/05/08

MATHIEU BABARIT IN PORTUGAL / FULL REPORT

BABARIT EM PORTUGAL / SURFAR COM O CAMPEÃO / REPORT DE JOÃO PAIS



Quando tive oportunidade de o conhecer no Festival Ocean Spirit de Santa Cruz de 2007, depressa vi que, tal como nós pelo kayaksurf, o João alimenta uma grande paixão pelo waveski.

Praticante e entusiasta da modalidade, João Pais tinha há muito tempo um ambicionado projecto de convidar o multi-campeão do mundo, Mathieu Babarit, para uma visita ao nosso país.

Meses mais tarde, contactou-me a solicitar o apoio para a sua iniciativa e o kayaksurf.net depressa se associou à sua promoção - Mathieu Babarit já tinha dado uma entrevista ao kayaksurf.net em 2004.


João Pais, Mathieu Babarit e um dos formandos da acção

O craque francês tem uma agenda mais do que preenchida mas, graças à persistência e iniciativa do João, Mathieu Babarit esteve em Portugal nas praias da Ericeira, a administrar uma formação sobre o que de melhor sabe fazer – surfar.

Decorreu de 1 a 4 de Maio, contou com quatro participantes e a formação incluiu ainda uma reciclagem na manobra da esquimotagem. Segundo o report do João "Estes 4 dias na Ericeira e na companhia do Mathieu Babarit foram fantásticos…De facto é um verdadeiro campeão, um fora de série. Faz determinadas manobras que nem em sonhos eu pensava que fossem possíveis, quanto mais vê-las ao vivo." – e disso não duvidamos ao vermos qualquer vídeo dos muitos que Babarit tem na net.
Segundo o João, o craque francês impressiona com toda a sua técnica porque, "Executa as manobras extremas com tal facilidade e suavidade que…. "Até irrita". E é curioso ver vários surfistas radicais pasmados com a execução das manobras realizadas pelo Mathieu Babarit que sem querer ou com tamanha espontaneidade deixam fugir um …"Uauuuuuuuuu, lindo, espectáculo, brutal".

Durante as surfadas, e de acordo com os participantes no curso, Babarit estava sempre de olho em todas as manobras que cada um executava. Na maior parte das vezes explicava o que deveria ser feito para melhorar o surf e alcançar o máximo de prazer ao surfar a onda. No último dia, Babarit ainda reciclou a manobra da esquimotagem para os mais esquecidos. Aqui fica o vídeo:



Ainda de acordo com o João, "No fim do dia ou de manhã cedo, visionávamos as filmagens, num show room localizado no centro da Ericeira e cedido gentilmente pelo nosso colega e amigo Francisco Saraiva, durante as quais eram corrigidas todas as posições e manobras de cada waveskier." Excelente. Para já, ficam as fotos e alguns dos muitos vídeos realizados. Em breve, será divulgado um novo com mais trabalho de pós-produção.



A iniciativa também contou com a preciosa colaboração de Miguel Portelinha que cedeu um apartamento sem qualquer custo para a estadia de Mathieu Babarit durante os dias do curso - facto que pesou de forma considerável na vinda do craque francês à Ericeira. Miguel Portelinha é um entusiasta do waveski e a primeira prancha de João Pais foi “shapada” por ele. Foi pena não ter participado na formação devido a um acidente de mota...

Alguns dos vídeos da acção:







Por agora, João Pais só conclui esta conversa com o kayaksurf.net dizendo que "O Mathieu Babarit, para além de grande waveskier, é também imensamente simpático e de grande humildade. Nunca vi uma atitude menos simpática para com todas as pessoas que o cumprimentavam… De facto, eu às vezes exagerava, já que estava sempre a apresentar o campeão mundial aos surfistas que íamos encontrando nas águas da Ericeira. O "the King", alcunha que ganhou no último filme de Xavier Waltser "Gateway to Sorga", vale pelo que é…um surfista extremo. Tal como dizia um amigo meu que é um surfista todo radical…."Ele é um abuso"." Disso não duvidamos João!!



Parabéns e boas ondas,

Luís Pedro Abreu
http://www.kyaksurf.net/

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Assim é que é caro João Pais!!!! Concordo contigo amigo...o Mathieu é um senhor e foi um prazer conhecê-lo. Só me falta mesmo regressar ao Waveski 7 ou 8 anos depois de deixar o desporto e tinha sido óptimo regressar a surfar com o Mathieu! Paciência, fica para a próxima! Agora resta-me regressar às ondas e vamos lá ver se ainda me aguento em cima de uma prancha!

Abraços
Mike Barros

quarta-feira, novembro 26, 2008  

Enviar um comentário

<< Home