08/09/08

ROBERTA BORSARI REPORT ABOUT HER LAST INITIATIVE

BEBETA ESCREVE-NOS SOBRE O CURSO DE "APNEIA E CANOAGEM"



Bebeta não pára e, a esta hora, já está em França na Ilha D'Oleron a treinar para a final da Taça do Mundo de Kayaksurf que passou por Portugal em Julho passado no Ocean Spirit. Entretanto, enviou-nos o report da sua última formação.

---------------------------

"Apnéia e Canoagem - Aprendizado Eficiente e Seguro do Rolamento"

Texto: Roberta Borsari

Fotos: Kayaksurf Club Brasil




Durante todo o sábado aconteceu, na maior feira de esportes de aventura da América Latina, o inédito workshop: "Apnéia e Canoagem - Aprendizado Eficiente e Seguro do Rolamento", com as atletas especialistas e top internacionais: Karol Meyer (Apnéia - Aida Brasil ) e Roberta Borsari (Kayaksurf - Kayaksurf Club).



Karol Meyer entrou com o knowhow de uma recordista mundial de apnéia que já recebeu o prêmio internacional Icare Trophie de melhor 'coach de mergulho livre' e 'melhor atleta', há 10 anos no topo do ranking mundial da AIDA - Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apnéia.



Roberta Borsari entrou com a experiência de uma canoísta TOP 10 do kayaksurf mundial sendo a melhor atleta da América Latina no ranking internacional, pioneira em canoagem de águas brancas no Brasil com títulos em diversas modalidades da canoagem e ensina o rolamento através do KAYAKSURF CLUB.



"Com o controle desta manobra o canoísta amplia as possibilidades dentro da canoagem podendo remar com segurança em caiaques sit in tops de alta perfomance para kayaksurf, corredeiras e oceânicos. Muito praticantes sentem dificuldade em aprender o rolamento, pois o fato de estar 'preso' ao equipamento de baixo da água não é uma sensação agradável..."



"A união de esforços trouxe um conceito inovador, nunca antes aplicado diretamente ao ensinamento desta manobra. A apnéia pode contribuir muito para a melhorar a performance de praticantes e atletas da canoagem!" (Roberta Borsari)



"A apnéia entra para agregar aos esportes aquáticos vários benefícios, desde a ventilação correta, à consciência corporal, à psicologia da apnéia, trazendo a tranquilidade e outros benefícios que interferem no aprendizado. No kayaksurf, beneficia no aprendizado da manobra do rolamento, bem como em situações difíceis vivenciadas pelos canoístas." (Karol Meyer)



O grupo de alunos, formado por praticantes de diversas modalidades da canoagem acompanharam a parte teórica no Business Point e realizaram as práticas de apnéia e rolamento na piscina especialmente construída para a canoagem, sob olhares atentos do público da feira, não somente curiosos, mas também, interessados nos esportes.
No fechamento do curso os alunos expressaram elogios pela iniciativa e inovação trazida pelas duas campeãs, além de relatarem se surpreenderem com o tempo que ficaram submersos (até 2 minutos) logo no primeiro exercício de apnéia.



Para finalizar um encerramento com um bate papo descontraído, sorteio de brindes para todos os participantes e o certificado que documenta o primeiro grupo a participar desta ativadade no Brasil.



O workshop foi um oferecimento da www.adventuresportsfair.com.br e teve como: Kayaksurf Club, Mormaii, UOL, Adventure Gears, Hidro2, Gath e Brasil Mergulho.



O projeto continua, o próximo passo será a realização do curso completo, com mais informação, técnicas, superação de limites e diversão que ambos esportes proporcionam, além é claro do contato direto com a natureza.

Para conhecer mais sobre as atletas e ficar preparado para a próxima aventura:

Karol Meyer: http://www.karolmeyer.com/
Roberta Borsari: http://www.kayaksurfclub.com.br/

------------------

Grande iniciativa Bebeta! Parabéns e boa sorte para França!



Boas ondas,

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: