07/09/08

I CAMPEONATO DE KAYAKSURF DE PENICHE / 2003

PARA RECORDAR PENICHE EM 2003



"Realizou-se nos dias 20 e 21 de Setembro na Praia do Baleal, Peniche, o Primeiro Campeonato Internacional de Kayaksurf. O evento contou com a organização do Clube de Canoagem Águas Bravas de Portugal (CCABP) e com o apoio do pelouro do desporto da câmara municipal de Peniche."

O report rezava assim e o kayaksurf.net já lá estava para contar como tudo se tinha passado. Se bem que o primeiro evento competitivo de kayaksurf realizado no nosso país tenha sido em 2000 (flyer em baixo), Peniche recebeu kayaksurf pela primeira vez em 2003. Já lá vão cinco anos...


Em comum, ambas as iniciativas - e as posteriores - tinham e continuam a ter o cunho organizativo do CCABP. Nomes como o da a Teresa, Henrique, Varinho, Calado, Necas, Benedito e muitos outros, surgiam na organização das provas.

Nesta altura, os playboats dominavam e a classe freestyle era rainha. Hoje, felizmente, estamos no kayaksurf puro e duro. Os kayaks já são para surfar e os 360 e blunts na espuma já lá vão. Mais tarde, veio a primeira reunião sobre o kayaksurf realizada em Peniche (2006) onde se discutiram as regras e logística das provas que ainda hoje vigoram. Para não recordar, fica a "chancela" com a FPC que mais não foi do que uma descarada manobra de propaganda institucional... mas adiante.


O primeiro júri de Peniche - Quem não os conhece?
Ao olharmos para estas fotos e para o "cartaz" de 2000, vemos quão evoluímos. Já temos circuito nacional, surfkayaks nacionais e craques que impresisonam pelo surf e destreza nas ondas. Claro que muito ainda há que fazer mas... muito já está feito.
Ficamos agora com algumas fotos e um pequeno slide-show final:


Praia da Almagreira


Staff no palco

Necas vencedor



SLIDE-SHOW

Podem reler o REPORT clicando AQUI!

Boas ondas!

luis pedro abreu
http://www.kayaksuf.net/

Etiquetas: