29/08/08

SANTA CRUZ OCEAN SPIRIT / CRÓNICA DE ROBERTA BORSARI



Com 120.000 presenças estimadas durante os 11 dias do Santa Cruz Ocean Spirit, escusado será dizer que estivemos na presença do MAIOR festival de desportos de ondas de toda a Europa. Com cinco modalidades diferentes em disputa, o kayaksurf teve honras de presença desde a primeira edição do Ocean. Bruno Melo, um autêntico "waterman" a grande dinamizador do Festival, tem motivos para felicitar toda a sua grande equipa de colaboradores.

Já escutámos várias opiniões acerca do evento. Da Inglaterra, Darren Bason - Campeão do Mundo de kayaksurf IC em 2005 - simplesmente disse este foi o melhor evento de kayaksurf em que alguma vez participara. E ele anda farto de correr mundo...

Do País Basco, Edu e Txema corroboraram a opinião e foram deliciados com a magnitude do Festival. E do Brasil? Pois bem, faltava a opinião da nossa amiga e colaboradora da NEWS TEAM, Bebeta! Ou melhor, Roberta Borsari - embaixadora do kayaksurf brasileiro e atleta de topo mundial na modalidade.
-----------------------------------------------------------------

SANTA CRUZ OCEAN SPIRIT
A CRÓNICA DE ROBERTA BORSARI

Roberta Borsari

Um evento com um conceito inovador, que reune diversas modalidades de onda com o espírito de confraternização entre as tribos do surf já chama atenção por si só! Aliado a isso o local da competição ser Portugal só teve pontos a ganhar, afinal todos os canoístas que estiveram no país em 2006 na primeira edição da Copa do Mundo saíram muito satisfeitos com o que encontraram na região de Peniche: boas ondas, excelente culinária, bons picos de surf, opções de hospedagem, swell constante e a recepção dos amigos portugueses.



Tudo isso já seria motivo para participar do Ocean Spirit, mas é só quando se chega na praia de Santa Curz é que realmente você percebe o tamanho da “brincadeira” que foi preparada para receber os atletas e grande público.



O evento, impecável do ponto de vista de estrutura, bancado por patrocinadores de peso que inclui um banco, o governo, um canal de televisão e telefonia entre outros, ofereceu aos atletas um padrão bem elevado. O clima de verão ajuda no "astral", pois nada melhor do que sair da bateria e poder estar no sol, sem frio, sem agasalhos e gorros...A união entre as provas de modalidades como surf, kayaksurf, kitesurf, bodyboard e skimboard, também foi uma excelente manobra pra atrair o grande público, mídia e patrocinadores.
Além dos 300 atletas, estima-se que passaram pelas tendas do Ocean Spirit cerca de 80.000 pessoas somando todos os dias do evento. Lembrando que as atrações foram bem além das competições das 5 modalidades citada a cima, incluindo clínicas, gincanas, venda e teste drive de equipamentos, shows de rock e balada todas as noites. Entre todas as atrações vale citar uma da nossa modalidade, a piscina, montada na frente da praia para que acontecesse as clínicas e testes de caiaques e era a alegria da molecada além do palco de diversas atividades com as gincanas e as premiações com direito a mergulho dos campeões!



Hospedagem, lanche, hidromassagem, água a vontade, área reservada aos competidores, massagistas e fisioterapeutas à disposição, foram algumas das "regalias" oferecidas aos competidores. Para aqueles que tinham filhos pequenos, instrutores e uma área reservada com recreação para criançada. Uma praça de alimentação cuidadosamente elaboarada com pracnhas de surf gigantes como mesa ofereciam diversos bares além de um visual bem peculiar.



Para quem participou de todas as provas de kayaksurf do evento, pode correr ao todo 4 competições, o que é já um bom motivo pra sair da sua cidade, estado ou país se sua intenção é se aprimorar e ganhar experiência competitiva. A Express Session, foi a primeira delas, e todos puderam mostrar seu surf em busca de uma premiação em dinheiro para a "melhor onda" e a "melhor manobra". O maior caudo também foi contemplado...mas aí foi só com o troféu. A Taça do Mundo, foi a etapa qualificatória para a final da Copa que acontece agora em setembro na França e contou com duas provas, a OPEM e a prova por categoria (feminino, master e júnior).



Na prova de Triaction, os atletas poderiam participar de provas de até 3 modalidades entre surf, kayaksurf, kitesurf, skinboard e boadboard, e a pontuação definira o “waterman” do evento. E a etapa nacional do kayaksurf português que conta com duas classes: sint in top e sit on top onde atletas estrangeiros poderiam participar como convidados.



Mais que um excelente evento o Ocean Spirit, mostra a rápida evolução que o kayaksurf vem tendo nos último 5 anos em Portugal. Bons atletas começando a participar das provas internacionais, fabricantes com trabalho de qualidade conquistando o mercado nacional e já de olho no mercado internacional, circuito consistente com 4 atapas, o maior portal do esporte, editado com excelência por Luis Pedro Abreu.
Fica aí uma lição e uma oportunidade para que as próximas edições do Ocean Spirit abriguem tb uma etapa internacional do kayaksurf. Com certeza todos os atletas que participaram da prova este ano tem intenção de voltar no próximo evento ou então de estimular mais atletas a conhecerem o evento. A parceria entre mais de uma modalidade nas provas também é uma ótima alternativa para reunir esforços. Aqui no Brasil tivemos algumas boas experiências nas edições dos Festivais de Ecocanoagem que envolvia provas de kayaksurf, canoagem velocidade, oceânica, maratona, surf, skate e waveski.



Fica aqui os meus parabéns para toda a equipe organizadora do evento liderada pelo Bruno Melo, a recepção de Luis Pedro Abreu e todos os amigos portugueses. E que este evento possa se transformar em mais uma etapa internacional do kayaksurf, assim como as provas de Santa Cruz na Califórnia ou Mundaka no país Basco, pois todos nós só temos a ganhar com esta oportunidade.

Roberta Borsari

www.kayaksurfclub.com.br
Confira as novidades em:
http://kayaksurfclub.zip.net
Fotos: Roberta Borsari / kayaksurf.net / cardeli.com

-------------------------------------

Grande artigo e uma visão sobre o Ocean vinda do outro lado do Atlântico. Boa sorte para final em França Bebeta!



Boas ondas,

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: ,