MR.MEGA PRESENTS NEW TOYS FOR SURFING

MALCOLM PEARCEY EM DISCURSO DIRECTO PARA O KAYAKSURF.NET
Malcolm Pearcey
AS NOVAS PROPOSTAS DA MEGA

Malcolm a competir no Mundial do País Basco em 2007 - Fotos: kayaksurf.net
Malcolm Pearcey
AS NOVAS PROPOSTAS DA MEGA

Malcolm a competir no Mundial do País Basco em 2007 - Fotos: kayaksurf.net
A Mega já está no mercado dos surfkayaks deste 1991. O seu primeiro modelo foi o Jester e, três meses depois de ser lançado, o inovador surfkayak tornava-se campeão do mundo com o título alcançado por Simon Descombe e Clive Kerswell em Thurso, na Escócia. Hoje, passados quase 20 anos, a marca britânica assume-se líder mundial no sector e apresenta-se com 15 modelos de surfkayak e um waveski no mercado. Com a perspectiva sempre direccionada para um mercado cada vez mais exigente, a Mega procura apresentar uma solução para todas as necessidades. Malcolm Pearcey, designer e homem forte da Mega, encara cada um dos seus surfkayaks como respostas a anseios por parte dos consumidores. Nenhum kayaksurfista é igual. O gosto pessoal, o estilo de surf, o material do surfkayak (a Mega já tem 3 modelos totalmente em plástico) e o peso e a altura de cada um, ditam as múltiplas opções de compra da Mega. Do mais radical ao mais estável, do mais curto ao mais longo, são 16 alternativas à escolha. E muitos modelos foram entretanto sendo reformulados ou simplesmente retirados do mercado. Das vezes que já estive com Malcolm, é sempre fascinante ver como este apaixonado pelo mar encara cada um dos seus surfkayaks. Comprovando que está atento a parcerias e colaborações externas, Malcolm já contou com nomes como Randy Phillips, Vince Shay, Spencer Cooke ou James Hawker, entre outros, como colaboradores seus no desenho e criação de novos modelos. É precisamente a propósito de mais dois novos modelos da sua autoria que voltámos à conversa com o Malcolm Pearcey - um novo surfkayak (ainda sem nome) e uma inovadora prancha de waveski.

Merlinski
kayaksurf.net - A Mega já tinha um waveski (o Raider) mas agora, surgiu com uma nova geração de waves: Malcolm, apresenta-nos o Merlinski…
Malcolm Pearcey - Ao contrário de alguns que pegaram em cascos de waveski e se serviram deles para fazer um surfkayak, eu achei engraçado e original tentar o contrário. O surfkayak Merlin já tinha dado provas ao mais alto nível e o Merlinski tem tido boas críticas por parte de quem já o surfou. Apresenta-se com uma grande performance e muito mais fácil de remar do que a maioria dos tradicionais waveskis.

Waveskis ou surfkayaks? – A eterna questão…
Tal como tu dizes, é a "eternal questão" e eu não acho que exista uma resposta ideal. Ambos têm os seus méritos e desvantagens. Por exemplo, num surfkayak a capacidade de esquimotar é vital enquanto num wave, tu podes simplesmente voltar para cima dele. Os surfkayaks tendem a ser mais estáveis e com uma entrada mais fácil para passar a rebentação e são sem dúvida uma opção mais confortável em águas frias. Se vires os países mais fortes no waveski, como a África do Sul e Austrália, o clima e as águas são mais quentes do que na Europa. Os franceses, claro, têm sido igualmente fortes nos waves mas os surfkayaks estão a tornar-se igualmente muito populares por lá. Eu acho que a linha essencial é escolheres a tua "arma" correcta e procurares divertir-te com ela.
Apresenta-nos agora o novo Mega (ainda sem nome) que saiu há duas semanas…
O surfkayak mais recente da Mega é baseado na evolução de dois modelos: o short RR e o Neutron RV. Não é um modelo substituto para qualquer um deles mas sim um novo surfkayak projectado para os kayaksurfistas mais pesados e com uma plataforma mais istável para os principiantes no kayaksurf. Há muitos canoístas de rio que trazem os seus kayaks para as ondas porque é com esse tipo de kayaks que estão familiarizados e também porque podem considerar alguns dos surfkayaks HP algo intimidantes.

O novo MEGA ainda sem nome
Este último Mega é largo e a posição dos joelhos tem algumas das características de um kayak de rio, no entanto, conta com o benefício adicional de ter a performance e o casco de um verdadeiro surfkayak. A largura extra também o torna um pouco mais estável. Na sua estreia, ainda que em condições nada ideais, teve muito boa receptividade. Será interessante acompanhar agora o seu desempenho em boas condições de mar, mas eu acho que será muito bom.

Qual foi, até agora, o modelo da Mega com mais sucesso no mercado?
Com uma variedade tão grande de kayaks que podem responder a kayaksurfistas de vários pesos e mediadas, é lógico que os surfkayaks mais populares sejam o Neutron e o Merlin.

MERLIN

Qual foi, até agora, o modelo da Mega com mais sucesso no mercado?
Com uma variedade tão grande de kayaks que podem responder a kayaksurfistas de vários pesos e mediadas, é lógico que os surfkayaks mais populares sejam o Neutron e o Merlin.

MERLIN

NEUTRON
Estes são destinados para a média do peso e medida da população em geral. São ambos surfkayaks espectaculares e têm tido grande projecção nas mãos de alguns dos melhores kayaksurfistas do mundo. Se olharmos para os outros modelos, aí os praticantes mais leves e as raparigas vão para o Reflex e o "top tem" acaba com o Scarab e o Megatron (ambos se vendem muito bem). Eu acho que o surfkayak que se tornou uma verdadeira revelação em relação às vendas, foi o Bullit "S". A sua combinação entre a facilidade de remar, a capacidade de surfar em várias condições de mar e o conforto que dá em longas sessões de surf, fez dele um sucesso imediato. Foi projectado firmemente para os kayaksurfistas comuns que são, de longe, os mais habituais no kayaksurf.

REFLEX

BULLIT S

SACARAB

MEGATRON
Os surfkayaks da Mega ganharam a Expression Session e a Taça do Mundo na edição deste ano do Santa Cruz Ocean Spirit em Portugal. Um breve comentário acerca deste resultados…
Nós estávamos a contar ir ao Ocean Spirit deste ano mas não conseguimos. É sem sombra de dúvida um evento de primeira e todos os ingleses que lá foram este ano, não trouxeram senão elogios sobre ele. Eu acredito que na Mega Flying Squad temos alguns dos mais dotados e dinâmicos kayaksurfistas mundiais. O que é realmente encorajador, é vermos o nível técnico e a performance a aumentarem no grupo de juniores que agora temos. A dedicação e o esforço aplicados nestes jovens, é realmente um exemplo para tantos outros e, com o apoio que a Mega tem investido neles, estou certo de que eles representam a próximo geração de craques no Mundial de seniores. Foi excelente ver o Phillip Watson ganhar a Expression Session (em Portugal no Ocean Spirit) e conseguir o 4º lugar na classe dos seniores para a Taça do Mundo. Edu (Etxeberria do País Basco) e Roberta (Borsari do Brasil) também ganharam as respectivas classes na Taça do Mundo.

Phillip, Edu e Bebeta - Team Mega vencedor em Santa Cruz
Quando é que voltas a visitar Portugal?
Eu acho que a nossa próxima visita a Portugal será, provavelmente, só para o ano. Estou sinceramente desejoso de voltar a Portugal tal como a Família Pearcey e o Team Mega.

A família Pearcey
Quando é que voltas a visitar Portugal?
Eu acho que a nossa próxima visita a Portugal será, provavelmente, só para o ano. Estou sinceramente desejoso de voltar a Portugal tal como a Família Pearcey e o Team Mega.

A família Pearcey
Etiquetas: ENTREVISTA, MEGA
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home