15/08/09

SOS CABEDELO WAVE / GREAT PORTUGUESE SURF SPOT THREATENED BY CONSTRUCTION

EM NOME DA ONDA DO CABEDELO / FIGUEIRA DA FOZ



Portugal tem inúmeros spots de luxo para surfar e, o Cabedelo na Figueira da Foz, era um deles. Era, porque, ultimamente, devido às obras massivas no pontão, a famosa direita não está a funcionar como classicamente a conhecíamos. Local predilecto de muitas comunidades surfistas (surf, bodyboard e kayaksurf), o Cabedelo necessita de ajuda. Há uma comissão formada para lutar pela mais famosa onda da Figueira da Foz - única seleccionada para o WCT, por exemplo - e nós, claro, apoiamos a iniciativa. Para além do mais, é precisamente no Cabedelo que realizamos a nossa Kayaksurf Session há três anos.

Visitem o blog: http://soscabedelo.blogspot.com/

One of the best portuguese waves is almost destroyed due the construction works. Stage of many WCT tours in Portugal, is now threatened by massive changes in the pontoon. Because of this, there is a commission that appeals us to save this wave. They have an official blog and, kayaksurf.net, is also with them.

------------

Kayaksurf Session 2008 / Cabedelo / Foto: João Traveira

A comissão S.O.S Cabedelo é um movimento cívico espontâneo não radical que surge da urgência em salvar uma onda que é um dos ex-líbris da cidade.

Esta comissão não é contra a obra de prolongamento do molhe norte, é contra os efeitos negativos que a obra está a ter na onda do Cabedelo. A onda do cabedelo é uma onda de excelência e em dias clássicos ombreia com qualquer onda nesta Europa e mesmo no mundo inteiro. Palco de varias etapas do WCT em Portugal salvo uma ocasião (2002) foi considerada a etapa da perna europeia do WCT como a que com melhores ondas presenteou os surfistas profissionais que nela tiveram o prazer de se deleitar com longas paredes e tubos secos que fizeram as delicias de quem pode assistir in loco naquele que se considera como um dos melhores locais para assistir a um campeonato de surf.

Esta comissão surge da necessidade de encontrar soluções que viabilizem simultaneamente uma maior capacidade de exploração do porto comercial e a manutenção das condições ambientais que estão na base da praia do Cabedelo e das suas ondas.
(...)

Fonte: soscabedelo.blogspot.com

-----

SLIDE SHOW - imagens da Session 2008 com a famosa direita a funcionar / Fotos de João Traveira



1ºs VIDEOS DO MUNDIAL DE KAYAKSURF / KAYAKSURF WORLDS 1st VIDEOS

Boas ondas!

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: , ,