14/04/11

KAYAKSURF in Pororoca Wave with Roberta Borsari

Bebeta aventura-se na onda da Pororoca ;)


Roberta Borsari / D.R

Já entrevistámos vários canoístas que se aventuraram na poderosa onda da Pororoca brasileira. Em 2004, Rogério Cruz (surfou a Pororoca em 99), em 2005, Corran Addison e, este ano, Alexandre Pierre-Mattei (demos a notícia e esperamos o report do nosso elemento NEWS TEAM). Agora, Bebeta irá aventurar-se igualmente na famosa onda e será a primeira mulher a surfá-la de kayak. Bebeta partirá amanhã para o Estado de Amapá e daqui de Portugal, desejamos a maior força à nossa amiga ;)

We already interviewed several man that already made the Pororoca wave in Brazil. Now, time to know all about the first woman that will surf this powerfull wave with a surfkayak (Mega Neutron RV). Who else could it be? Of course... Roberta Borsari. We wish to our good friend and Mega Flying Squad element, all the best for this great adventure. Let's wait for the report!!

-----------

Brasileira será a primeira mulher a desafiar uma pororoca
Roberta Borsari vai tentar enfrentar as ondas do local em um caiaque fechado


Pororoca wave / photo by surfline.com

No dia 15 de abril a atleta brasileira Roberta Borsari irá viajar ao estado do Amapá para ser a única mulher no mundo que já enfrentou o fenômeno da pororoca em um caiaque e utilizar pela primeira vez que esse tipo de equipamento na formação do rio Araguari. “Vários surfistas já foram à pororoca do Araguari, mas um caiaque fechado será a primeira vez e o desafio será muito grande”, destaca a atleta. Para conseguir enfrentar as ondas do local, Roberta terá o suporte do atual recordista mundial em tempo de surf na onda de uma pororoca, Sérgio Laus, e de todos os seus anos de prática no kayaksurf.

Além da força das águas, a principal adversidade a ser enfrentada pela atleta é o uso do caiaque nessa situação. “Como o equipamento é fechado teremos maior dificuldade na logística do resgate e se tiver que nadar será muito complicado”, comenta a kayaksurfer. Roberta ainda ressalta que haverá uma maior dificuldade para emergir caso seja virada pelas ondas, pois elas têm grande duração e as águas são barrentas.

Esse fenômeno da pororoca é dado pela formação que acontece a partir da invasão do mar nos estuários e segue entrando no rio contra a correnteza, o que leva à geração das grandes ondas. Essa subida do mar pelo rio chega a ter velocidades superiores a 40 quilômetros por hora e elevações que ultrapassam 4 metros de altura. O próprio nome do fenômeno também mostra sua outra característica, pororoca tem o significado de “estrondo destruidor” em tupi.

Para enfrentar esse desafio, Roberta mantém uma rotina de treinos e participa de campeonatos nacionais e internacionais. Sua última conquista aconteceu no 25º Festival Anual de Paddle de Santa Cruz (EUA), realizado em 19/3 e 20/3, no qual a atleta fez parte do pódio de kayaksurfers. Borsari também carrega o título de ser uma das dez melhores do mundo no kayaksurf e a melhor, entre homens e mulheres, do esporte na America Latina. Como pioneira, já encarou a prática do kayaksurf no Brasil e a foi uma das primeiras mulheres a fazer canoagem em águas brancas no país.

fonte: bemparana.com.br

---------

Outras aventuras na Pororoca publicadas no kayaksurf.net
Other adventures in Pororoca published in kayaksurf.net

Alexandre Pierre-Mattei / 2011

foto / d.r

Corran & Friends / 2005

Rusty Sage, Corran Addison, Steve Fisher, Diego Valsecchi, Dan Campbell-Lloyd e Mirco Garoscio

Rogério Cruz / 1999






Boa sorte amiga!!!!



Boas ondas,

luis pedro abreu
www.kayaksurf.net

Etiquetas: , , , ,

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home