09/10/08

SPORTS CENTER FOR SURF SPORTS IN PENICHE, PORTUGAL

CAR - CENTRO DE ALTO RENDIMENTO PARA DESPORTOS NÁUTICOS EM PENICHE

Peniche / Baleal

Aí está uma boa notícia - difundida pela LUSA - onde o kayaksurf está inlcuído. Já desde 2003 que se realiza a final do CNKS em Peniche com o Nuno Benedito à frente da organização do evento e sempre com o apoio da CM. Agora, António Correia, presidente da autarquia, aposta na formação do CAR. Mas vamos à notícia completa:
-----------------------------

Peniche acolhe Centro de Alto Rendimento para Desportos Náuticos

Modalidades como o surf, bodyboard, longboard, kitesurf e kayaksurf vão ter sete centros de alto rendimento em Portugal. O primeiro será construído em Peniche.

António Correia - Presidente da autarquia de Peniche à esq. de verde na entrega dos prémios da
Final do CNKS 2007

O presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, sublinhou a vontade de criar no concelho um "CAR dedicado não só ao surf, mas a todos os desportos de ondas", como são os casos do bodyboard, o longboard, o kitesurf e o kayaksurf.

"Este espaço poderá ter uma denominação mais abrangente que CAR de surf, porque estas devem ser cada vez mais inclusivas e não excluir ninguém", frisou o autarca, realçando a vontade de incutir a "perspectiva do desporto para todos" neste espaço, que vai acolher a sede do Península de Peniche Surf Clube. Apesar de sublinhar que "ainda não está definido o modelo de gestão, António José Correia, salienta que "deverá passar pela rentabilização, ao máximo, do investimento". Um objectivo partilhado pelo Director Técnico Nacional (DTN) da Federação Portuguesa de Surf (FPS), que explicou que os sete "surf camps" serão dotados "das infra-estruturas normais de apoio à Alta Competição, como são os casos de ginásios, saunas, alojamento e equipamento de restauração". "Queremos potenciar a vertente competitiva mas, logicamente, estes espaços têm de ser rentabilizados, até porque detém a parte de alojamentos, e poderão sê-lo com a vertente turística. Isto desde que não estejam a ser utilizadas as instalações para o Alto Rendimento", salientou Rui Félix. Além dos "surf camps" de Peniche e Nazaré, considerados "prioritários" pelo Governo, a FPS apresentou projectos outros CAR em cinco outros concelhos - Almada, Aveiro, Sintra, Viana do Castelo e Vila do Bispo - para "dotar o surf de locais de estágio para selecções, clubes e escolas da modalidade".

Segundo o DTN, a Federação Portuguesa de Surf poderá também "numa fase futura firmar protocolos com federações internacionais para possibilitar estágios de outras selecções nestes CAR". Para a infra-estrutura de Peniche, de acordo com o estudo prévio, para a área residencial "são propostas sete idades de alojamento, sendo seis com capacidade para quatro utentes, e uma para seis utentes" e, atendendo à particularidade das modalidades "de ondas", cada unidade terá "uma zona húmida, para a colocação de fatos, pranchas ou mesmo outros equipamentos". O mesmo documento propõe ainda a instalação de colectores solares térmicos para o aquecimento da água e do ar e admite ainda o recurso a painéis fotovoltaicos ou a uma solução eólica para a produção de energia eléctrica.

C/ Lusa

---------------

Boas ondas!

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É verdade sim senhor.

É mais uma oportunidade para o kayaksurf evoluir.

Boas ondas,
Nuno Benedito

sexta-feira, outubro 10, 2008  
Blogger JV said...

Ora aí está uma boa noticia e com cuidados e respeito pelo meio ambiente (paineis solares etc)

sexta-feira, outubro 10, 2008  

Enviar um comentário

<< Home