16/06/09

KAYAKSURF IN A BRAZILIEN SCHOOL BOOK

LIVRO DE ESCOLA BRASILEIRO COM KAYAKSURF INCLUÍDO



A lição vem do outro lado do Atlântico. Roberta Borsari não necessita de apresentações e o seu trabaho em prol do nosso desporto é unânimemente reconhecido. Ainda me recordo de há uns anos, andarmos a "lutar" para que o termo kayaksurf fosse escrito de uma só forma (como a que adoptámos em Portugal) por lá e por cá. Após várias consultas académicas, o termo kayaksurf entrou e instituiu-se. Do lado de lá, as coisas ainda foram mais longe. Uma reputada editora brasileira pegou no nosso "esporte" e colocou-o num manual de língua portuguesa. Cool! Parabéns Kayaksurf Club Brasil pelo "trabalho de bastidores" e vamos ver se, do lado de cá, alguma editora também se interessa pelo kayaksurf!

A brazilien school book took our sport and put in on their pages. Great way to promote our sport among all the children and, of course, congratulations to Roberta Borsari for the "lobbying" about this achievement.

--------

KAYAKSURF NAS ESCOLAS

Chegou às livrarias (e escolas) brasileiras o livro didádico de português para crianças da quinta série onde entre os diversos exercícios temos o KAYAKSURF como tema de dicussão.

O Livro da conceituada editora brasileira FTD chama-se “Diálogo” de autoria de Eliana Santos Beltrão e Tereza Gordilho e foi através da parceria como KAYAKSURF CLUB que a divulgação do esporte foi possível. Com fotos da equipe portuguesa “Fotoreportagem.com” e texto da jornalista Amandina Morbeck, a matéria sobre a Copa do Mundo 2006 extraída da revista de esportes de aventura brasileira “Aventura & Ação” serviu de tema para para diversos exercícios da língua portuguesa.

Em tempos em que muito se discute a unificação da escrita da língua entre países que falam português, mais uma vez se reforça o uso do termo “kayaksurf” para o esporte onde se surfam as ondas de caiaque, caindo por terra termos como “caiaque-surf” por exemplo.

Mais que isso, o que vale comentar é que nosso esporte passa a fazer parte do universo de crianças que muitas vezes não teriam conhecimento sobre kayaksurf e suas vertentes e estamos ampliando as possibilidades de divulgação da modalidade.

Roberta Borsari
--------
Obrigado Bebeta e parabéns pelo trabalho!



SANTA CRUZ OCEAN SPIRIT FESTIVAL NEWS
Boas ondas!
luis pedro abreu

Etiquetas: , , ,