26/10/10

Algarve Free Surf Session / Report by Francisco Figueira

Free Surf Session de Faro / Report de Francisco Figueira

Francisco Saraiva bem acompanhado... como habitualmente ;) / photo by Francisco Figueira

Decorreu no passado fim de semana no solarengo Algarve a Free Surf Session de Faro organizada por Francisco Figueira. A surfada reuniu quase 20 participantes e ficou já na agenda a edição para 2011 (aguardemos somente a data para publicar). Bom swell e bom tempo, proporcionaram um evento que, nas palavras de Francisco, formaram um "espectáculo até agora único de estarem numa praia da Costa Vicentina quase 20 riders ao mesmo tempo a surfar". Parabéns a todos e aqui fica o report!

It run last weekend in Faro (Algarve, Portugal South Coast), the first edition of the Free Surf Session. The event was organized by Francisco Figueira and counted with almost 20 participants. Great sun - as almost always in South - and a nice well gave to all te chance for a good surf session. Next year we'll have another edition!

---------------

FREE SURF SESSION DE FARO 2010
by Francisco Figueira

Para mim, esta session começou na Quarta-Feira dia 20 quando recebi em minha casa, somente o campeão e vice-campeão (ainda não sei se já posso dizer isto por razões conhecidas) de kayaksurf 2010, André Pinto e Migas respectivamente acompanhados por um amigo, logo nessa noite ficou combinada uma surfada para o dia seguinte para treinar para a session.

Castro, Bruno, André e Francisco - só o Bruno é que não pôde comparecer em Faro / Watertech Team / Photo by kayaksurf.net

Tendo verificado as fontes web normais, chegámos em conjunto à conclusão que o melhor seria rumarmos a Sagres. E assim foi, no dia seguinte entrámos na Praia da Carrapateira os três eram umas 12h00. O swell estava magnífico com linhas bem definidas de água a entrarem pela baía da praia e a formarem ondas de mais de 1,5m com uma parede de água quase lisa, passámos praticamente o resto da tarde na de molho até ser praticamente de noite quando saimos. Foi um dia de boas ondas como eu não surfava há anos.

Praia de Castelejo / Photo by Aristeidis

Na sexta foi para descansar e no final da tarde iniciar a recepção dos participantes que quase em maioria chegaram. Apesar de o levante soprar há três dias, as ondas em Faro não entraram com o tamanho suficiente para poder proporcionar a todos os inscritos uma boa e satisfatória surfada, foi por essa razão que, para não perder tudo (uma vez que também o campeonato já tinha sido cancelado) tomei a decisão já no sábado ao inicio da manhã, de deslocar para a mesma praia onde surfei com o Migas e o André e para onde rumamos em bloco.

Miguel Carvalho, Watertech Team / Também esteve presente em Faro ;) / Photo by André Resende

O comboio de carros chegou à praia de Castelejo às 11h30 aproximadamente e deparámo-nos com um, embora não tão bom swell como da última quinta-feira, ainda assim com ondas 1.5m bem medido e excelente formação, praticamente todos se fizeram ao mar pouco tempo depois, tal era a fome de ondas que traziam, no meu caso deixei-me estar a observar aquele espectáculo até agora único de estarem numa praia da Costa Vicentina quase 20 riders ao mesmo tempo a surfar.

Não vi nenhum surfista reclamar com ninguém e havia lá bastantes, vi sim foi eles a deslocarem-se para um outro pico ao lado. Verdade seja dita, tomámos foi conta da praia em peso e demonstrámos poder conviver com quem como nós dropa ondas seja de prancha de surf de bodyboard outra de qualquer outra forma.

Fotos by Fernando KS


Posso garantidamente afirmar mesmo em nome de todos os participantes que esta foi uma session que jamais esquecerão pelo bom surf e bom convívio que se gerou. Apenas a lamentar a lesão do Paulo Pinto e os kms que o JBráz e restantes tiveram que fazer a mais devido à deslocação da session para Sagres. O dia acabou no Restaurante "o Palheiro" em Vila do Bispo num jantar bem animado onde se entregaram os prémios.

Tenho a certeza que todos gostaram e ficaram com a vontade de repetir para o ano, embora com algumas arestas a terem que ser melhor boleadas e que ficaram por limar na deste ano. A primeira é o meeting-point passar a ser Vila do Bispo de onde facilmente nos poderemos deslocar para uma das muitas praias à volta e dependendo sempre da que melhores condições de swell apresentar.Assim podem já ir começando a pensar na próxima II Free Surf Session (agora) do ALGARVE 2011.

Aloha

Francisco Figueira
----

Francisco Figueira by Hugo Paz


Um obrigado ao Francisco e também ao Fernando pelas fotos!


RPF NEWS

Boas ondas!

luis pedro abreu
www.kayaksurf.net

Etiquetas: , , , ,