04/05/09

INTERVIEW WITH RAUL ESTRELA / CANOAGEMONLINE.NET EDITOR

RAÚL ESTRELA - CANOAGEMONLINE.NET - FALA-NOS SOBRE KAYAKSURF


Raúl Estrela / Foto: arquivo pessoal de Raúl Estrela
Raúl Estrela é o editor e gestor do canoagemonline.net, o portal da canoagem em Portugal. O site abrange várias vertentes da canoagem em geral e, claro, o kayaksurf também consta nesta lista. A nossa colaboração com o canoagemonline já vem de há longa data (é um site parceiro do kayaksurf.net) e, desta vez, convidámos o Raúl para nos escrever algumas linhas sobre kayaksurf. Ele próprio assume que é um "outsider" da modalidade contudo, em 2006, sagrou-se vencedor da única Taça de Portugal de Kayaksurf (reconhecida pela Federação Portuguesa de Canoagem) e participou na primeira prova nacional em Peniche no ano de 2003.
He's the webmaster of canoagemonline.net, paddling portal of Portugal where several paddling disciplines are ususally on the news (inclunding, of course, kayaksurf). kayaksurf.net contributes with this webpage a long time ago (he's our News Partner) and now, Raúl Estrela talk with us about the evolution of kayaksurf in Portugal.

----------------
ENTREVISTA



Olá Raúl, em primeiro que tudo, apresenta-nos o Canoagem Online (CO).

Como todos sabem, o canoagemonline.net é um portal generalista de canoagem. E sendo a canoagem um desporto tão diversificado temos ajudado a divulgar todas as vertentes da canoagem. O nosso portal está online desde 2000. No início do site íamos sendo nós a publicar quase todas as notícias e fazíamos também alguns “vídeo reports” que de certo modo ajudaram muito a meter o bichinho a muitos canoístas. Na altura ainda nem se falava em youtube. Mas desde o início que a nossa ideia era abrir a participação do site a todos os que quisessem colaborar. A ideia era ter um portal para todos com o contributo de todos. E parece que finalmente acabámos por conseguir. O nosso site actualmente tem o contributo de canoístas de todas as especialidades.

Como vês a evolução do kayaksurf em Portugal?

Os 10 anos de existência permitiram-nos acompanhar a evolução da canoagem nas várias especialidades e assistir aos altos e baixos que são naturais na evolução de qualquer desporto. No que toca ao kayaksurf podemos dividir a evolução da modalidade em 3 fases: Boom inicial, turbulência e procura de um rumo e por fim a fase de desenvolvimento pleno.

Boom inicial

Com as primeiras provas em Peniche, criou-se algum entusiasmo e tudo parecia que o kayaksurf ia crescer muito rápidamente e vingar no nosso país.

Turbulência e procura de um rumo

Após os dois primeiros anos as coisas não avançaram tão rapidamente como se pensava. Havia alguma divisão de opiniões, problemas com a arbitragem e a meu ver houve uma estagnação. Mas a criação do circuito de provas de kayaksurf, bem ou mal organizada, foi um ponto importante para que a modalidade avançasse. Neste período a questão dos tipos de barco e o tipo de surf também deu pano para mangas.

Neste período houve uma tentativa de aproximação com a Federação Portuguesa de Canoagem, que não trouxe grandes desenvolvimentos. Talvez tenha sido cedo de mais... Ou não conseguimos arranjar as pessoas certas para fazer o elo de ligação entre o kayaksurf e a Federação

Desenvolvimento pleno

Penso que actualmente estamos numa fase de desenvolvimento pleno. Acho que a criação da comissão de kayaksurf, e o surgimento e crescimento de alguns fabricantes nacionais veio trazer pessoas com grande qualidade organizativa e com uma boa noção do que é necessário fazer para que o kayak surf se torne um desporto popular e praticado por cada vez mais canoistas.

Em resumo

Penso que o kayaksurf já deu as voltas que tinha de dar para crescer como modalidade e agora está no bom caminho. Há que insistir na formação tanto de arbitros como de atletas, mas o mais importante é criar condições para que apareçam mais escolas de kayaksurf. Se isso for feito a competição evoluirá naturalmente e com as nossas condições naturais poderemos muito bem ser um país com grande expressão neste desporto.



Falaste há pouco na FPC... como vês de futuro esta relação institucional?

Quanto a uma aproximação à federação de canoagem, não acho que isso seja o aspecto mais importante para que a modalidade desenvolva, e se tal vier a acontecer tem de ser de forma natural e espontânea. Sei bem que a FPC já mostrou abertura para isso, dentro das suas limitações.

Últimas palavras...

O CanoagemOnline (CO) está sempre disponível para ajudar a divulgação de todas as vertentes, mas quando as coisa são feitas de forma organizada, sensata e sem protagonismos temos ainda mais prazer em colaborar.

Obrigado Raúl! E boas ondas!


Raúl Estrela e a futura craque do freestyle nacional!

Podem recordar a prova onde foi reconhecida a 1ª Taça Nacional de Kayaksurf clicando no cartaz:



E podem visitar o BLOG do Raúl
AQUI!
--------------

South West Student Kayak Championship 2009

Boas ondas!

luis pedro abreu

http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: , , ,