31/05/10

ROBERTA BORSARI / GREAT MEDIA COVERAGE

Bebeta continua a promover em grande o kayaksurf brasileiro

Roberta Borsari in Santa Cruz, California 2010 / DR

Roberta Borsari - NEWS TEAM kayaksurf.net e Mega Flying Squad - é uma grande amiga de toda a equipa do kayaksurf.net (mais de 40 jornalistas, 4 editores, 5 revisores de texto, dois chefes de redacção, 12 repórteres de imagem, etc etc) e está em grande na promoção do kayaksurf pelos media brasileiros. Ela é jornais, rádios, portais net, televisões, tudo! Em baixo, um pequeno resumo enviado pela própria sobre os seus mais recentes trabalhos nos media brasileiros. Parabéns Bebeta!

Roberta Borsari - NEWS Team kayaksurf.net and Mega Flying Squad - is doing an awesome work in Brazil promoting our sport. She's a regular presence in the media when the conversation is about... kayaksurf. She sent us a few images from her latest presences in tv shows. Great work Bebeta!!

----------------

KAYAKSURF E MÍDIA DE MASSA NO BRASIL
by Roberta Borsari

O kayaksurf é um esporte que sempre surpreende, seja ao vivo nas praias, nas fotos nas revistas ou nas filmagens na televisão. Uma modalidade que plasticamente é muito bonita de se ver e que poucos (com exceção dos pólos onde o esporte é mais desenvolvido) sabem do seu potencial. Em muitos lugares a imagem que se tem deste esporte ainda é daqueles caiaques enormes brincando na beira da praia e não caiaques modernos com shape próprio para surf, performando como uma prancha de surf com manobras como aérios, tubos ou cut backs.



E é com este argumento que divulgo o kayaksurf nas tv’s aqui no Brasil. Apesar de já ter sediado um mundial, o kayaksurf aqui no Brasil (infelizmente) ainda é apresentado como uma novidade. Mas se esta é a realidade, é dela que devemos fazer a diferença para apresentar ao público de massa um esporte que pode ser considerado exótico por alguns, mas é um consenso no que diz respeito a curiosidade geral e a admiração ao olhar daqueles que não conhecem o kayaksurf e descobrem ser um esporte extremante desafiante.



Faço um trabalho com a mídia, desde meu início no esporte, quando trabalhava com instrutora de rafting e descia corredeiras, pois acredito que essa também é uma maneira de popularizar e desenvolver o esporte. Primeiro foi nas revistas e depois na tv. O rádio também sempre trás ótimos resultados por que atinge um grande público. Boa parte deste trabalho foi sem estrutura ou profissionalização alguma. Somente vontade, tempo dedicado e um pouco de cara de pau enviando pautas e mostrando como vale a pena mostrar a canoagem e o kayaksurf. Assim fui criando um bom network na mídia.



Neste ano, depois da prova de Santa Cruz na Califórnia, a etapa que foi vencida foi extrapolar os limites dos programas de esportes e passar a divulgação também em programas matinais, femininos e com foco comportamental. Isto já vinha acontecendo desde o ano passado, mas nos meses de abril e maio, foi consolidado com programas em 3 canais diferentes de tv. Canais esportivos como ESPN, Band e SporTV o kayaksurf já faz parte. Agora a com a Cultura e Gazeta, com 3 programas diferentes (Manhã Gazeta, Mulheres e Login) também passam a promover o esporte.



Escolinhas, incentivo da nova geração, eventos, federações e campeonatos são importantes para o desenvolvimento da modalidade. Assim como os eventos não competitivos mas que reúnem aspirantes, praticantes, fabricantes e atletas, podem contribuir para o desenvolvimento da modalidade, a mídia também pode! Atraindo novos praticantes, movimentando o mercado (eventos, fabricantes, patrocínios) e fazendo com que o esporte deixe de ser uma novidade. Um trabalho conjunto que ajude a fazer que o kayaksurf se torne uma alternativa de lazer no litoral, assim como hoje temos diversas escolinhas de surf no verão nas praias, por que não de kayaksurf também!





Roberta Borsari
(fotos de arquivo pessoal)
------------

VISITEM / VISIT:


Obrigado Bebeta!! E parabéns pelo grande trabalho de promoção ;)




RPF SURFKAYAKS

Boas ondas!

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: , ,