29/05/08

KAYAKSURF NACIONAL... AFINAL, QUEM É QUE NOS APOIA?



Primeira constatação: é uma sondagem sem qualquer critério profissional e despretenciosamente rigorosa mas... vamos agora aos cometários que ela merece...

Há uns meses, escrevi aqui um
ARTIGO sobre o kayaksurf nacional que, pelos comentários que mereceu (24), tocou muitas sensibilidades. Há anos que escrevo sobre esta matéria, desde a designação da modalidade - kayaksurf e não kayak surf, por exemplo -, passando pelos regulamentos até ao futuro deste desporto. Ao vislumbrar a evolução EXCEPCIONAL que o kayaksurf tem tido no nosso país, só posso concluir que já todos viram que o kayaksurf veio para ficar, ou melhor... nem todos!

Segundo a sondagem que colocámos online durante três dias, votaram 201 pessoas e, à questão colocada, os resultados foram evidentes para quem os quer interpretar:
162 pessoas em 201 (80%), não reconheceram a Federação Portuguesa de Canoagem como a entidade mais apropriada para gerir o kayaksurf nacional... porque será?
Não querendo ser redundante - basta reler o artigo que escrevi para saberem o que penso sobre todo este assunto - mas é triste que a modalidade ande tão mal amparada. Já só queremos que a Federação Portuguesa de Surf ou a criação de uma Associação Nacional de Kayaksurf nos dê o apoio que realmente merecemos!! É caso para dizer... alguém que nos ajude!
Os dados não enganam: Provas regulares e Circuito Nacional desde 2003; Kayaksurf Sessions; Interesse cada vez mais mediático pela modalidade; 4 construtores nacionais de surfkayaks; Taça do Mundo de 2006 em Portugal; Etapa da Taça do Mundo em Portugal 2008; Campeonato do Mundo de Kayaksurf em Portugal 2009 e, desculpem a imodéstia, a presença como media partner e o pedido de apoio em todos estes eventos e muitos mais, do kayaksurf.net
O que faz a FPC... nada. Ridiculamente, o Circuito deste ano - Prova da Barra - ainda fazia desconto de 5 euros para os participantes... federados. Federados em quê?
E mais não digo mas gostaria de ouvir a vossa opinião sobre este assunto... COMENTEM!
Boas ondas!
luis pedro abreu

Etiquetas:

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu nem me tinha percebido disso na Barra!Desconto pra federados???Mas porquê?Não vi lá ninguem da fpc e nem vejo apoios nenhuns. Se pensam que é assim que conseguem sócios estão mt enganados. rui kayak

quinta-feira, maio 29, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Quanto às provas, não me posso pronunciar, ainda n participei em nenhuma por isso n vou falar de "cor"! Quanto ao kayaksurf como modalidade acho excessivo a "colagem" que se tenta dar às manobras de águas bravas. Tudo bem que o primeiro pessoal tenha vindo desta grande escola, mas claramente as coisas estão a mudar e pelo que se viu nas sessions da FFoz há já um numero consideravel que pessoal que veio directamente para o kayaksurf sem passar pelas águas bravas e muitos nem sequer sit-inside! Por isso é tempo de acabar com os preconceitos, grupinhos e começar a apostar na formação especifica de kayaksurf, cada vez mais vocacionada para o surf puro!!
Temos alguns rios medianos, mas uma costa Atlantica fantástica por isso o futuro do kayaksurf, em minha opinião, deve passar por uma aproximação ao surf e não às águas bravas e as provas devem ser o reflexo disto mesmo!

Formação, informação, organização e divulgação...tudo com o máximo de profissionalismo!!

Abraço,
Hugo Nascimento

quinta-feira, maio 29, 2008  
Blogger Filipe Brás said...

Concordo com o Hugo, a frase final diz tudo, formação, tentar cativar os jovens nas férias, sendo esta uma modalidade de fácil aprendizagem nos sit on top, e aqui o yak bate tudo aos pontos, informação , organização, aqui o que posso dizer é que se tem que melhorar alguns aspectos em relação ás provas, mas disso já falei, e tb o pessoal competente tem a noção disso e a divulgação, que este ano na session teve um peso muito importante!
Em relação ao kayaksurf andar colado ás manobras de águas bravas, não tem nada a ver, quando me dizem que o kayak surf nasceu de um grupo de pessoal que andava em rio, para mim é me indiferente, eu começei no mar a praticar, e as manobrar que tento fazer, algumas são inspiradas no pessoal do surf!
Em relação á federação de canoagem sou sincero, vejo muito pessoal a criticar que não fazem nada....isso é mais que certo, então porque continuam a ser sócios de uma federação que em nada ajuda o kayaksurf, eu prefiro pagar mais 5euros do que andarem a comer á minha conta!
Associação de kayaksurf seria o mais indicado, como já tinha dito juntar o kayaksurf ao surf era mais uma solução falhada, e quem anda frequentemente na água sabe bem do que estou a falar!
abraço e boas ondas!
parabéns Luis por não deixares cair este assunto em esquecimento! Apesar de certas pessoas não aceitarem certas opiniões!

quinta-feira, maio 29, 2008  
Anonymous Anónimo said...

Boas,

Esta questão ainda por cima vai influenciar a organização do Mundial do ano que vem...
Eu pela minha parte ando em reflexão sobre este assunto...

terça-feira, junho 03, 2008  
Blogger João Ramos said...

Sou da opinião que a AKP (Associação de Kayaksurf de Portugal) será a melhor opção.

Temos pessoal competente para o efeito...

João Ramos

quarta-feira, junho 04, 2008  
Blogger João Ramos said...

... ou será melhor APK (Associação Portuguesa de Kayaksurf)??????

quarta-feira, junho 04, 2008  

Enviar um comentário

<< Home