18/02/09

KAYAKSURF CLASSES ON A SURF SCHOOL

AULAS DE KAYAKSURF NA ESCOLA DE SURF DA FIGUEIRA DA FOZ


Já noticiámos a novidade há uns dias e agora voltamos à mesma matéria para averiguarmos como irão ser afinal as aulas de kayaksurf administradas na Escola de Surf da Figueira. Uma interessante conversa com Paulo Simões.

Time to interview the man will be teaching kayaksurf classes in the Figueira da Foz Surf School. Thanks to a pioneer partnership, this project involves a surf school and the surfkayaks brand RPF.

------------

Paulo Simões
Como vão ser as aulas de kayaksurf?



Paulo Simões já colabora com a RPF há vários anos. Para além de fazer parte da RPF Surf Team, é um dos kayaksurfistas da casa que habitualmente “testa” as novas máquinas. É professor de educação física, lecciona no ensino secundário e universitário e, muito naturalmente, aplica os seus conhecimentos aos desportos que pratica. Para além da natação, squash e escalada, o surf e o kayaksurf ocupam uma grande parte dos seus (poucos!) tempos livres. Escreveu um dos artigos mais lidos do kayaksurf.net e agora, entrevistamo-lo na qualidade de responsável técnico pelas aulas de kayaksurf que irá administrar na Escola de Surf da Figueira da Foz. É a primeira parte da apresentação do projecto que une o surf e o kayaksurf numa pioneira parceria entre uma marca de surfkayaks e uma escola de surf.

É a 1ª escola permanente com aulas de kayaksurf no país. A parceria com o surf foi propositada ou a RPF nunca pensou em lançar uma escola própria?
A sequência dos acontecimentos seguiu uma ordem natural. Nunca pensámos muito à frente no que poderíamos fazer e muito menos o que poderíamos lucrar. A minha simbiose com o Rui "Leitinho" criou-se sempre a partir da amizade e levámos isto até à competição fazendo-me ele kayaks por medida. Um dia o Filipe, da escola de surf, alertou-me para o facto de haver pedidos de aulas nesta área. O Escola de surf tem o alvará, o Rui a logística e eu a experiência...novamente apenas nos limitámos em responder às necessidades.

Que tipo de aulas vão ser administradas?
Cada cliente trás a sua experiência e objectivos. Nós tentaremos responder às suas expectativas. Independentemente deste facto temos todas as aulas planeadas numa sequência lógica de progressões pedagógicas em sit-on-top e sit-in-side. Desta forma qualquer um dos elementos/monitores associados à RPF saberá em que aula estará o seu aluno. Serão administradas aulas individuais, aulas até 3 alunos por monitor e estaremos atentos também a grandes grupos (escolas ou clubes) que pretendam experimentar esta modalidade (mantendo o racio pré-estabelecido dentro de água).

Que condições básicas consideras essências para a iniciação ao kayaksurf?
Motivação da parte do cliente/aluno e condições de segurança da parte do mar. Este é o patamar mínimo.


João Lima equipado / Fotos: kayaksurf.net

E sobre material... o que é que um aluno irá ter à disposição por 30 euros?
O aluno terá contacto com formas de trabalho fora de água, similares ao artigo publicado. Terá direito a um fato de surf por medida, capacete, colete, pagaia e 5 tipos de kayak à escolha: 1-oceankayak (single ou double, caso acompanhe o aluno dentro de água no mesmo kayak), 2-Shark, 3-Master, 4-Flash e o 5-Maiori, ou seja, quatro seat-on-top's e um sit-in-side. Todos eles com objectivos de aprendizagem diferente e para tipos de alunos diferentes. As aulas terão uma duração total de 90 minutos. Trinta minutos para equipar, aquecer e treino especifico mais 60 na água.

Calculo que o stress de potenciais interessados seja a esquimotagem... como vais trabalhar esta situação?
É também nosso objectivo oferecer aulas de esquimotagem em piscina que terão o mesmo custo de uma aula normal. A esquimotagem não é uma habilidade exclusiva para os sit-in-side. Para além de ser uma manobra que permite nos sit-on-top não nos separarmos do kayak é também uma manobra que permite ultrapassar a rebentação. Para este tipo de aulas contamos com o apoio do Health Club Portugal (patrocinador oficial da RPF em eventos competitivos e escola).


Master e Shark

Qual (ou quais) o(s) modelo(s) da RPF que consideras com maior potencial para a escola?
Dos referidos penso que o mais versátil até 85-90 quilos será sem dúvida o Shark, acima desse peso agrada-me pessoalmente o Master. A entrada na onda é mais cedo e permite inicialmente melhor seleccionar o que fazer nela. Estes serão os dois kayaks de escola. Teremos 3 de cada. Mais para a frente, o Maori responderá às necessidades de "extreme" surf. Para mais dêem o checada no site da RPF.


Praia do Cabedelo, Figueira da Foz - onde decorrerão as aulas caso estejam reunidas condições


Imagina alguém que ainda está com receio de se aventurar nas aulas de kayaksurf... como irás convencer os mais renitentes?
As primeiras experiências traçam o destino em qualquer modalidade. Não oferecemos radicalidades, por isso mesmo temos o cuidado de planear com o cliente as suas aulas. Temos a sorte de ter duas praias à escolha. O Cabedelo em dias que o permitam e o Cabedelinho para quem se está a iniciar. O perigo deverá ser zero. A maior garantia será o rigoroso cumprimento do rácio de 1 monitor por cada 2 a 3 alunos (conforme as condições do mar). Acima de tudo estaremos sempre na água com o cliente. Se não existir condições, a aula deverá ser remarcada...paciência.


Daniel Sousa

Expectativas para este projecto...
Ter e oferecer bons momentos. O kayaksurf na Figueira cresceu muito. Este projecto é para que possa continuar a crescer. É apenas mais um projecto que torna visível a motivação de muita gente e o trabalho de outros. Julgo que poderemos com ajuda de todos trazer mais kayaksurf para cá.

Por último, explica-nos como podemos marcar umas aulas...
A aulas poderão ser marcadas na escola de surf através do email: info@surfingfigueira.com , para o telefone 233 412 413 ou ainda esf@sapo.pt Em alternativa poderão contactar-me pelo mail sportenator@gmail.com .

Obrigado Paulo e todo o sucesso para a iniciativa!

Texto: Luis Pedro Abreu
Fotos: kayaksurf.net + Filipe Alexandre
---------------------

Podem visitar a Escola de Surf da Figueira da Foz clicando na imagem:



Podem acompanhar as novidades RPF clicando em baixo:





KAYAKSURF IRLANDÊS / NORTHERN IRELAND KAYAKSURF

Boas ondas!

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: , , , , ,