O Ocean Spirit é, porém, muito mais do que um mero festival de desportos de ondas. Assim, além da vertente competitiva, o evento aposta de forma séria e empenhada em transmitir a imagem de um festival para a família, aberto a todas as idades. Por isso, não apenas se justificam as inúmeras actividades ligadas aos desportos de ondas que estão programadas, uma tenda pedagógica para os mais pequenos, baptizada de “Amigos de Neptuno”, como diversos projectos de responsabilidade social.
A Aldeia Neptuno irá ser o palco de todas as emoções. Será aí que os diversos projectos pensados pela organização vão ganhar corpo: além de um palco para concertos nocturnos, haverá uma piscina de ondas e zonas de bares, esplanadas e restauração. E porque a responsabilidade social não pode ser um castelo de areia, a organização tem nas mãos o programa "Santa Cruz Ocean Spirit, Uma Praia para Todos", uma forma de chamar a atenção para a necessidade de se construir uma sociedade mais atenta às questões ambientais, mais saudável e mais inclusiva.
O aspecto ambiental não podia deixar de estar na primeira linha das preocupações dos organizadores, ou não fosse este um festival cujos participantes são amantes natos do mar. "Conhecer para Conservar" é uma iniciativa assente na consciencialização dos intervenientes para a mudança de atitudes e comportamentos nos grandes e nos pequenos gestos do dia-a-dia. De igual modo, haverá alertas sérios acerca daquela que é a epidemia do século XXI: a obesidade.
Sendo este um festival aberto a toda a família, as pessoas portadoras de deficiência física ou mental têm um lugar especial no Ocean Spirit. Desse modo, haverá acessibilidade garantida à Aldeia Neptuno (parqueamento, cadeiras anfíbias, passadeiras em todo o evento junto ao mar, primeiros socorros, etc.), bem como a iniciação à prática de algumas modalidades. Neste caso, tratam-se de pranchas de surf adaptadas para invisuais, kayak adaptado a deficientes físicos e kayak duplo (deficiência mental e paralisia cerebral). Haverá ainda um "Dia Diferente pela Inclusão".
Pedro Lamy, conceituado piloto nacional, será o rosto deste evento, tendo a seu cargo a organização de um triatlo paralelo para figuras públicas. Um festival dentro do festival, que promete muita animação na Praia de Santa Cruz.
-----------
Toca a marcar na agenda!
Boas ondas,
luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/