13/09/08

WORLD CUP FINALS / SURF REPOR by ROBERTA BORSARI

FINAL DA TAÇA DO MUNDO DE KAYAKSURF / SURF REPORT DE ROBERTA BORSARI



Aí está o primeiro surf report directinho da Ilha d'Oleron em França onde começa amanhã a Final da Taça do Mundo de Kayaksurf.

E quem nos escreve? Roberta Borsari, claro! A nossa amiga conseguiu arranjar um tempinho do meio dos treinos para o primeiro report. Aqui vai ele!
-----------------------------------------------------
TAÇA DO MUNDO - SURF REPORT D'OLERON
Apesar do trem ser o meio de transporte mais prático da França, optei por chegar a Ile DOleron de carro pois tive oportunidqde de passar pelo Vale de Loire, região lindíssima onde onde se concentram os grandes castelos da França. Depois de 11 horas de avião e 2 horas de carro dormi em Blois e pude visitar os belos castelos :Chambord, Chenonceau e Amboase.


Castelo de Chambord


Vale de Loire - a zona francesa dos Castelos por excelência

Logo depois segui mais 3 horas rumo ao litoral, minha chegada a Ile DOleron foi junto com um swell onde fiz os meus primeiros treinos; No primeiro dia de surf, com a entrada do swell, o outside ficava a quilómetros da praia, todos surfavam no inside...

D'Oleron é a segunda maior ilha da França e possui 6 picos para surf: Plage Grande, Hutts e San Dennis sao alguns deles...beach breaks e fundos de pedra. Aqui encontra-se todo tipo de equipamento no mar: prancha; kite,boadboard, waveski e claro, os caiaques!!!!


Plage Grand - um dos melhores spots para surfar

O tempo esta muito bom, com sol e temperatura por volta dos 19°C (ventos na parte da tarde) e o melhor de tudo é que a temperatura da água nao é gelada ... mas para garantir, enquanto os ingleses surfam de regata...a brasileira surfa de neoprene ...

Os canoistas estao ainda estao chegando na ilha e o clima, por enqunto é de confraternizacao, reencontro de amigos e busca pelos diferentes picos de surf. Amanhã temos o briefing e na segunda feira iniciam as provas!

Em breve mais noticias!

Bebeta.
----------------------------------------


A ponte que dá acesso à Ilha D'Oleron



Pormenor do centro D'Oleron


Vista aérea


As famosas ostras - um pitéu local apreciado e conhecido em toda a França

Onde fica?
Tudo sobre a Ilha no site turístico oficial AQUI!
Obrigado Bebeta! Aguardamos as novas notícias e boa sorte!


luis pedro abreu


Etiquetas:

12/09/08

KAYAKSURF FROM CHILE / PABLO BOZZOLO

KAYAKSURF CHILENO COM PABLO BOZZOLO


Praia de Maitencillo

Pablo Bozollo é o entusiasta impulsionador do kayaksurf no Chile. Já foi entrevistado pelo kayaksurf.net a esse respeito e logo acedeu colaborar connosco ao ser o nosso homem no Chile para as novidades kayakurfistas.

Pablo vive em Viña del Mar e um dos seus spots habituais fica mais a Norte da cidade onde vive. Tem contado com o apoio do argentino Martín Lopez e dos surfkayaks da Jammin'. As fotos que vemos em baixo foram tiradas no dia 31 de Agosto na praia de Maitencillo.











E onde fica esta praia? No litoral de La Calera.



O Chile apresenta uma extensa costa com inúmeros paraísos do surf.





Fotos: Surfkayak Chile



Gracias Pablo e boas olas!



luis pedro abreu
www.kayaksurf.net


Etiquetas: ,

WORD KAYAKSURF CHAMPIONSHIP 2009 IN SANTA CRUZ OCEAN SPIRIT?

AS "NEGOCIAÇÕES" CONTINUAM A APOSTAR EM SANTA CRUZ PARA RECEBER O MUNDIAL DO PRÓXIMO ANO



The discussion is still online but the stage of the next World Kayaksurf Championship 2009, will most probably be in Santa Cruz with the mega event Ocean Spirit Festival. The first choice (Peniche), has loose supporters after the huge media impact of the Ocean Spirit Festival. Dessie McGlinchey, Jonny Bingham, Darren Bason, Ed Long, John Watson, Roberta Borsari and Javi Diaz (besides all the portugueses, of course), are some of the great supporters of this new spot for the Worlds.

Let's see if all stays decided in France where the World Cup Finals run!

Watch this space!

As hostes britânicas já se deslocam ao nosso país para surfar há anos. Vieram cá em 2005 e logo limparam os dois primeiros lugares do III Campeonato de Peniche. Mas vejamos o percurso do kayaksurf "estrangeiro em Portugal"...

Basta clicar nas FOTOS para recordar os reports!

Peniche 2005 - Jorge Jorge (3º), Dave Jaggs (2º) e Darren Bason (1º)


Depois, em 2006, Peniche recebeu a Taça do Mundo de Kayaksurf.

Classe HP: Dave Johnston (EUA) 1º Lugar / Jonny Bingham (Irlanda do Norte) 2º Lugar


Em 2007, foi a 1ª Edição do Ocean Spirit / Kayaksurf Cup



Jonny Bingham (3º) + Dessie McGlinchey (1º) + André Pinto (3º) e Bruno Melo (4º) - Classe Open

E em 2008, nova Edição do Ocean e:


Novamente a presença de inúmeros atletas estrangeiros - Espanha, Inglaterra, Brasil e País Basco.

E agora... o Mundial de 2009, que estava apontado para Peniche, está na iminência (quase certeira) de se realizar no maior evento desportivo de ondas de toda a Europa: o Ocean Spirit.

Os contactos têm sido intensos entre as hostes britânicas e, do lado de cá, o kayaksurf.net, Rui Calado e Bruno Melo tudo têm feito para que o evento se realize nas melhores condições.

A reunião final onde tudo irá ser decidido decorrerá em França onde se realiza a Final da Taça do Mundo de 14 a 20 deste mês. Estejam atentos!

Boas ondas,

luis pedro abreu
www.kayaksurf.net

Etiquetas:

11/09/08

WORLD KAYAKSURF CUP FINALS / REPORT

TAÇA DO MUNDO DE KAYAKSURF 2008 / REPORT DE RUSTY SAGE



O norte americano Rusty Sage - actual campeão do Mundo de Kayaksurf HP - é o mentor da Taça do Mundo de Kayaksurf. O Evento realiza-se alternadamente com o Campeonato do Mundo. Em 2006, foi em Peniche e este ano, será de 14 a 20 na Ilha D'Oleron em França. Aí estão as primeiras NEWS enviadas pelo próprio Rusty qye, entre todas estas tarefas, acumula mais uma: é o nosso elemento da NEWS TEAM para a costa oeste norte-americana

------------------------

Sept 14-20 2008

World Cup Finals

Between 14 and 20 September 2008, the best surf kayakers on the globe will meet and challenge their skills. The location: Oleron Island off the west coast of France.

The Worlds best are back! After 5 events around the world testing different conditions and competitors, the Finalists are now set.

Head to Head competition will determine the worlds best kayak surfer.

Stay tuned for updates

http://www.kayaksurf.net/ & http://kayaksurfworldcup.blogspot.com/

Schedule:

Sunday, 14 Sept 2008
18h00 - 19h00 Check-in
19h00 - 19h45 Opening Briefing

Mon - Fri, 15 Sept 2008 Competition (Homes + World Cup)

Friday, 19 Sept 2008
19h00 - 20h30 Closing ceremony

Saturday, 20 Sept 2008 Optional Day



Rusty Sage

------------------------

Thanks Rusty! All the best for the World Cup!



Acompanhem aqui todas as novidades da Taça do Mundo!

Watch the NEWS (TAG: World Cup 08) and know everything about the World Cup!

Boas ondas,

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas:

10/09/08

KAYAKSURF WORLD CUP / PORTUGUESE W TEAM

WATERTECH TEAM A REPRESENTAR PORTUGAL NA FINAL DA TAÇA DO MUNDO EM FRANÇA DE 14 A 20 DE SETEMBRO



Bebeta já lá está, o Team Basco prepara as malas, os ingleses ainda treinam e os norte americanos estão a caminho. Falamos da Taça do Mundo de Kayaksurf.

O evento é realizado nos anos intermédios ao Campeonato do Mundo de Kayaksurf e, tal como no último Mundial, conta com o KAYAKSURF.NET como Media Pertner oficial. O último campeonato do mundo foi no País Basco (2007) e o próximo será em Portugal. A Taça do Mundo de 2006 realizou-se em Portugal (Peniche) e a deste ano, na ilha d'Oleron em França.

E quem nos vai representar? A W Team, vulgo, o Team da Watertech que está na máxima força. E quem são os craques?

Bruno Melo
André Pinto
Nuno Borges
Pedro Castro
Luis Vieira

A Taça do Mundo começou por ser uma iniciativa norte-americana dinamizada por Rusty Sage (actual campeão mundial HP) e está na segunda edição. É uma excelente prova de "treinos" para o Mundial de 2009!

Algumas fotos de SOFIA BARATA com os craques da Watertech Team:


Bruno Melo


André Pinto


Luís Vieira


Pedro Castro


Nuno Borges

Podem ver o perfil de alguns deles clicando em baixo:



Entretanto, amanhã NOVIDADES sobre o Campeonato do Mundo de Kayaksurf que será reliazdo no nosso país em 2009 !!

OS REPORTS DA TAÇA DO MUNDO ESTÃO ASSEGURADOS PELA NEWS TEAM QUE TEMOS EM FRANÇA. ALGUNS NOMES: ROBERTA BORSARI, TXEMA CARRETO, OSKAR MARTINEZ, DESSIE McGLINCHYE, STEVE CHILDS, STEVE BOWENS E RUSTY SAGE. ESTEJAM ATENTOS ÀS NEWS!!

Boas ondas para todos e força W TEAM!

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: , ,

LAGA / BASQUE COUNTRY BIG KAYAK MEETING

XX Concentración Internacional de Kayak URDAIBAI 2008

Praia de LAGA / País Basco

Txema Carreto é um dos grandes nomes do kayaksurf basco e elemento da nossa NEWS TEAM. Nestes últimos dias, anda juntamente com Edu e companhia, a treinar para a final da Taça do Mundo que se realizará em França de 14 a 20 de Setembro. Mesmo assim, teve tempo para nos sugerir uma ida ao País Basco para participar num interessante evento que também contempla o kayaksurf.

Praia de LAGA

Realiza-se nos dias 20 e 21 de Setembro e, apesar de ser muito difícil para nós devido às finais do nosso Circuito Nacional em Peniche, aqui fica a sugestão:

"Ya estamos preparando la XX Concentración Internacional de Kayak de Urdaibai 2008, organizada por UR con la colaboración de Urkan Kayak, este año con el apoyo de Turdaibai (Asociación de Turismo Sostenible de Urdaibai), y que se celebrará como cada año desde 1.989 en la playa vizcaína de Laga los días 20 y 21 de Septiembre.

Actividades ya clásicas (la travesía de mar Laga – Elantxobe a través del cabo Ogoño, el kayaksurf, la travesía de la ría de Urdaibai, la sardinada popular,…), proyecciones de viajes y expediciones, presentación de proyectos, todo en un ambiente kayakero inmejorable."

Podem ver o programa todo em:
http://www.urdaibai.com/novedades.php?id_novedades=16

Obrigado Txema!



Boas olas,

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas:

09/09/08

KAYAKSURF TRIP / WALES - MORROCO / REPORT / ALSO IN ENGLISH

NATHAN EADES - A HISTÓRIA DA SURF TRIP ATÉ MARROCOS



Foram quatro meses de luxo que Nathan Eades passou a bordo de uma carrinha juntamente com mais quatro kayaksurfistas. Saiu de casa, em Gales e rumou até Marrocos.
Fotos: Mark Holland e Effort.tv

Elegeu Essaouira como um spot de sonho e, a escassos km da cidade ocidental marroquina, surfou ondaças de luxo.





Podem ler a entrevista de Nathan com todo o report clicando em baixo:



Thanks Nathan!



Boas ondas,

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: ,

08/09/08

ROBERTA BORSARI REPORT ABOUT HER LAST INITIATIVE

BEBETA ESCREVE-NOS SOBRE O CURSO DE "APNEIA E CANOAGEM"



Bebeta não pára e, a esta hora, já está em França na Ilha D'Oleron a treinar para a final da Taça do Mundo de Kayaksurf que passou por Portugal em Julho passado no Ocean Spirit. Entretanto, enviou-nos o report da sua última formação.

---------------------------

"Apnéia e Canoagem - Aprendizado Eficiente e Seguro do Rolamento"

Texto: Roberta Borsari

Fotos: Kayaksurf Club Brasil




Durante todo o sábado aconteceu, na maior feira de esportes de aventura da América Latina, o inédito workshop: "Apnéia e Canoagem - Aprendizado Eficiente e Seguro do Rolamento", com as atletas especialistas e top internacionais: Karol Meyer (Apnéia - Aida Brasil ) e Roberta Borsari (Kayaksurf - Kayaksurf Club).



Karol Meyer entrou com o knowhow de uma recordista mundial de apnéia que já recebeu o prêmio internacional Icare Trophie de melhor 'coach de mergulho livre' e 'melhor atleta', há 10 anos no topo do ranking mundial da AIDA - Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apnéia.



Roberta Borsari entrou com a experiência de uma canoísta TOP 10 do kayaksurf mundial sendo a melhor atleta da América Latina no ranking internacional, pioneira em canoagem de águas brancas no Brasil com títulos em diversas modalidades da canoagem e ensina o rolamento através do KAYAKSURF CLUB.



"Com o controle desta manobra o canoísta amplia as possibilidades dentro da canoagem podendo remar com segurança em caiaques sit in tops de alta perfomance para kayaksurf, corredeiras e oceânicos. Muito praticantes sentem dificuldade em aprender o rolamento, pois o fato de estar 'preso' ao equipamento de baixo da água não é uma sensação agradável..."



"A união de esforços trouxe um conceito inovador, nunca antes aplicado diretamente ao ensinamento desta manobra. A apnéia pode contribuir muito para a melhorar a performance de praticantes e atletas da canoagem!" (Roberta Borsari)



"A apnéia entra para agregar aos esportes aquáticos vários benefícios, desde a ventilação correta, à consciência corporal, à psicologia da apnéia, trazendo a tranquilidade e outros benefícios que interferem no aprendizado. No kayaksurf, beneficia no aprendizado da manobra do rolamento, bem como em situações difíceis vivenciadas pelos canoístas." (Karol Meyer)



O grupo de alunos, formado por praticantes de diversas modalidades da canoagem acompanharam a parte teórica no Business Point e realizaram as práticas de apnéia e rolamento na piscina especialmente construída para a canoagem, sob olhares atentos do público da feira, não somente curiosos, mas também, interessados nos esportes.
No fechamento do curso os alunos expressaram elogios pela iniciativa e inovação trazida pelas duas campeãs, além de relatarem se surpreenderem com o tempo que ficaram submersos (até 2 minutos) logo no primeiro exercício de apnéia.



Para finalizar um encerramento com um bate papo descontraído, sorteio de brindes para todos os participantes e o certificado que documenta o primeiro grupo a participar desta ativadade no Brasil.



O workshop foi um oferecimento da www.adventuresportsfair.com.br e teve como: Kayaksurf Club, Mormaii, UOL, Adventure Gears, Hidro2, Gath e Brasil Mergulho.



O projeto continua, o próximo passo será a realização do curso completo, com mais informação, técnicas, superação de limites e diversão que ambos esportes proporcionam, além é claro do contato direto com a natureza.

Para conhecer mais sobre as atletas e ficar preparado para a próxima aventura:

Karol Meyer: http://www.karolmeyer.com/
Roberta Borsari: http://www.kayaksurfclub.com.br/

------------------

Grande iniciativa Bebeta! Parabéns e boa sorte para França!



Boas ondas,

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: