22/11/08

BRAZILIEN KAYAKSURF CHAMPION DECIDED ON DECEMBER 13

CAMPEÃO BRASILEIRO DE KAYAKSURF 2008 DECIDIDO EM 13 DE DEZEMBRO



Como já noticiámos, o Campeonato Brasileiro de Canoagem em Onda - que estava para realizar-se de 14 a 16 de Novembro - foi adiado. Como tal, recai agora na prova de Dezembro a consagração do campeão brasileiro de kayaksurf. A prova conta, entre outros apoios e patrocínios, com o kayaksurf.net e a RPF Kayaks. Bruno Guazelli, elemento da nossa News Team, é o homem forte à frente da organização do evento. Vamos às últimas sobre a iniciativa.

-------------------------------------

"PAULISTA" DE CANOAGEM ONDA APONTARÁ O CAMPEÃO BRASILEIRO

Talvez nem todo mundo já tenha percebido, mas o Campeonato Paulista de Canoagem Onda, a ser realizado dia 13 de dezembro, na Praia da Enseada, Bertioga/SP, a partir das 9 horas, decidirá quem vão ser os Campeões Brasileiros/2008 de Kayaksurf e Waveski. É isso mesmo galera: com o cancelamento da etapa do Campeonato Brasileiro, a única competição oficial da modalidade será a de Bertioga, para alegria dos organizadores, Pro—Radical Escola de Surf, Confederação Brasileira de Canoagem Onda – CBCA, Superintendência Onda e Hidro 2. Por sinal, a Hidro 2 revelou uma grande surpresa para o campeonato: aproveitará a oportunidade para o lançamento de seu mais novo produto, um kayaksurf nacional.

Certamente o cancelamento da etapa do Brasileiro em São Francisco do Sul deixou todo mundo decepcionado. "Mas não podemos desanimar.. Teremos um Campeonato Paulista de nível ainda mais elevado. Afinal, ninguém vai querer deixar escapar a oportunidade de se sagrar campeão brasileiro da temporada. Aumentou a nossa responsabilidade na mesma proporção que aumentou nossa expectativa. A certeza é uma só: vai ser um evento pra ficar na história", revela Bruno Guazzelli Filho, atual Campeão Brasileiro de Kayaksurf e organizador do evento. Radiante, ele informa que a Prefeitura Municipal de Bertioga passou a apoiar o Campeonato, sem contar o patrocinador principal, a Multiarq Comunicação Visual.


Bruno Guazelli - actual campeão brasileiro de kayaksurf / Foto: Glauco Valentim

Diante da nova importância dada ao evento, decidiu-se que as modalidades Waveski e Kayaksurf terão, além da categoria Open, a Iniciante. "Teremos os campeões brasileiros Open e Iniciante tanto no Kayaksurf como no Waveski. Não podia ser diferente diante dessa nova condição" informa Thiago Patrício, da Escola de Surf Pro Radical. Para isso, a organização solicita aos interessados em competir que façam sua inscrição com antecedência, através do e-mail bgfilho27@hotmail.com , lembrando que fica mantida a taxa de inscrição de R$20,00. Serão aceitas inscrições enviadas até as 18 horas do dia 11 de dezembro, impreterivelmente.

Imperdível galera !!!!

----------------------------

Boa sorte com o evento Bruno!



WAVESKI / NEWS FROM AUSTRÁLIA

Boas ondas,

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: , , ,

21/11/08

KAYAKSURF ON PLAYAK / SAM DAVENPORT INTERVIEW ONLINE

NOVA ENTREVISTA NO PLAYAK / SAM DAVENPORT


One more interview is published on PLAYAK due the great contribution between our two websites. After Randy Phillips, now you can also read Sam Davenport's interview clicking HERE!
We maintain this contribution since 2005 and, of course, is always a plesasure to see kayaksurf on the most welll known paddling website worlwide!!
You can read all the other interviews clicking HERE!
Thanks Jeroen!
------------------

É sem dúvida a melhor parceria que temos. Foi iniciada em 2005 e assume particular importância porque o PLAYAK, é praticamente a "bíblia" da canoagem mundial. Conseguir agendar o kayaksurf nos critérios editoriais do portal, foi muito bom!! O próprio Jeroen - editor do Playak - faz questão em nos relembrar porque é que o PLAYAK tem tanto sucesso...

http://playak.com/ : According to Google, The World's Most Important Paddling Site
http://playak.net/ - The Social Paddling Community
http://playak.tv/ - The Paddling Video Community
http://playak.info/ - The Paddling Wiki
http://kayahoo.com/ - Kayahoo - The world's largest paddling directory
http://kayakmap.com/ - The Interactive Kayak World Map
http://boaterchat.com/ - Where Internet Paddlers Meet
http://playak.org/ - Club Playak - Online Growth for the Paddling Industry

E depois de Randy Phillips, é a vez de Sam Davenport também ter a sua entrevista ali publicada. Podem ver a versão PLAYAK clicando em baixo;



Para relerem todas as outras entrevistas, basta clicar
AQUI!
Thanks Jeroen!

KAYAKSURF BRASILEIRO

Boas ondas,
luis pedro abreu

Etiquetas: , ,

20/11/08

A FEW LINES ABOUT SAFETY

O PERIGO DOS AGUEIROS...

Já nos aconteceu a todos... levantamos a pagaia (e por vezes mesmo a remar em sentido oposto) e sentimos o surfkayak ou waveski a ir em sentido contrário ao que pretendemos. Por vezes, até brincamos com a situação dizendo que até parece termos um motor debaixo do equipamento (tal é a trajectória que ele faz aparentemente sozinho).
Vem esta matéria a propósito de um comentário deixado ao artigo de Rui Calado sobre Segurança em Kayaksurf e Waveski. Excelente oportunidade para abordarmos a temática. Depois de uma pesquisa, o site oficial da Marinha Portuguesa dá-nos uma boa explicação sobre a matéria e procedimentos. Passamos a transcrever algumas partes:
-----------------
Agueiros

Designados em linguagem científica como “correntes de retorno concentrado”

Este fenómeno físico é gerado pelo retorno ao largo, formando uma corrente intensa e localizada, da massa de água acumulada movimentada para a praia pela rebentação.

A sua ocorrência pode resultar:

Da acção da rebentação das ondas sobre bancos (baixios) submersos de areia ou rocha paralelos à costa, localizando-se então os agueiros estacionários frente aos locais existem interrupções nos baixios (carreiros ou fundões)
Da acção de correntes paralelas à costa desenvolvidas pela acção das ondas e do vento local, ao encontrarem obstáculos naturais que podem ser visíveis (promontórios rochosos ou pontas de areia ) ou invisíveis porque submersos ( bancos de rochas ou de areia ) bem como contra obstáculos artificiais ( espigões de protecção, instalações portuárias etc.).

(...)

Perigosidade

Este fenómeno, relativamente frequente, é responsável pela maioria das intervenções de salvamento desenvolvidas pelos nadadores salvadores.
A velocidade da corrente que lhe está associada e o facto dessa corrente se dirigir para o largo induzem com facilidade o pânico mesmo nos bons nadadores, com consequências imprevisíveis.
Por outro lado a característica de no local do agueiro ocorrer uma sensível diminuição da altura das ondas e da rebentação constitui um poderoso atractivo para os utentes incautos nas praias não vigiadas.

Quando presenciando alguém em apuros a ser arrastado num agueiro:

Mantenha a calma e desenvolva ou faça desenvolver as seguintes acções pela ordem indicada:

1- Alerte os companheiros próximos expostos para o perigo e necessidade de se colocarem em segurança.
2- Alerte ou faça alertar de imediato o nadador salvador ou o 112 e Capitania mais próxima caso se trate respectivamente de praia vigiada ou não vigiada.
3- Incite o acidentado a manter a calma, não tentar lutar contra a corrente e deixar-se arrastar e aguardar ajuda.
4- Se disponível lance ao acidentado qualquer auxiliar de flutuação.
5- Execute , ou distribua a um companheiro a tarefa de manter o acidentado sob observação à medida que se afasta, eventualmente aproveitando qualquer ponto elevado próximo e meios de observação (binóculos) se disponíveis.
Apesar do dever universal de assistência e socorro, não desenvolva iniciativa individual de tentativa de salvamento sem ponderar se para tal dispõe das capacidades físicas, anímicas e conhecimentos mínimos face às condições prevalescentes. Caso decida desenvolver tentativa de salvamento procure auxiliar-se com qualquer meio de flutuação apropriado, bem como com barbatanas e óculos /máscara/ tubo snorkel se disponíveis, quando familiarizado com o seu uso. Combine com o observador em terra sinais expeditos para este o auxiliar na progressão até ao náufrago.
-------------------------------------
Podem ler todo o artigo CLICANDO em baixo:

E reler o artigo do Rui Calado e outros CLICANDO em baixo:



KAYAKSURF BRASILEIRO

Boas ondas!

luis pedro abreu

Etiquetas: ,

19/11/08

MEGA SURFKAYAKING ACADEMY in AUSTRALIA

DARREN BASON CRIA NA AUSTRÁLIA A "MEGA SURFKAYAKING ACADEMY"


CLICK ON THE IMAGE AND SEE THE NEW ADVENTURE OF DARREN & MEGA!

Darren Bason não necessita de grandes apresentações. Campeão do Mundo de Kayaksurf em 2005, vencedor de inúmeras provas de kayaksurf nas duas classes ( HP e IC), acumula um currículo de luxo na modalidade.
Darren já surfou por várias vezes no nosso país e ainda este ano venceu a Expression Session no Ocean Spirit. Capitão da Selecção Inglesa de Kayaksurf e elemento da Mega Flying Squad, mudou-se agora de kayaks e bagagens para a Austrália! Farto do cinzento britânico, foi viver para Queensland, no Nordesta da Austrália.




Darren Bason, com o apoio total da MEGA, vai gerir uma Academia de Kayaksurf com várias modalidades e cursos ministrados. Podem ver as ideias de Darren clicando
AQUI!

O nordeste é particularmente conhecido pela sua beleza natural e pela mundialmente famosa barreira de coral mas, pelas imagens de baixo, facilmente se compreende a opção do craque inglês...





Podem visitar a página oficial da Academia clicando em baixo:



Good luck Darren!!
Boas ondas,
luis pedro abreu

Etiquetas: , , ,

NEW INTERVIEW ONLINE: SAM DAVENPORT

ENTREVISTA COM O CAMPEÃO DO MUNDO, CLASSE JUNIOR / TAÇA DO MUNDO DE KAYAKSURF 2008


Sam Davenport / Foto: Malcolm Pearcey
(ENGLISH TEXT ON THE BOTTOM)

MEGA, GATH, ROBSON, GOLTZIANA, RPF E WATERTECH APRESENTAM:

SAM DAVENPORT

Campeão Mundial classe HP Júnior. Sam sagrou-se vencedor na Ilha D’Oleron na Taça do Mundo de Kayaksurf em Outubro deste ano. Elemento da Mega Flying Squad, Sam é mais uma grande aposta na nova geração de kayaksurfistas.

Link Directo:
http://www.kayaksurf.net/Sam%20Davenport.html

Próxima entrevista:

MARC HOLLAND

Depois de Nathan Eades, outro grande kayaksurfista galês. Altas fotos!

MAIS NOTÍCIAS:

AQUI estão todas as REPORTAGENS
http://www.kayaksurf.net/reportagem.html
AQUI estão todas as NOVIDADES
http://www.kayaksurf.net/news.html

AQUI estão todos os VÍDEOS de KAYAKSURF
http://www.kayaksurf.net/videos.html
AQUI estão todos os VÍDEOS de WAVESKI
http://www.kayaksurf.net/waveski%20videos.html

Boas ondas!
Luís Pedro abreu
_______________________________


Sam Davenport / Photo: Malcolm Pearcey

MEGA, GATH, ROBSON, GOLTZIANA, RPF AND WATERTECH INTRODUCES A NEW INTERVIEW WITH:
SAM DAVENPORT

World Cup Winner / Junior class. Sam is one of the faces of the new kayaksurfers generation. Element of the Mega Flying Squad, he made some of the best waves in D’Oleron. Great pics!

Direct Link:
http://www.kayaksurf.net/Sam%20Davenport.html

English light Version:
http://ksinterviews.blogspot.com/2008/11/sam-davenport-english-version.html

Next Interview

MARC HOLLAND

After Nathan Eades, another great surfkayaker from Wales!

More NEWS:

WATCH ALL THE EVENTS THAT KAYAKSURF.NET IS MEDIA PARTNER!
http://portugalks.blogspot.com/search/label/MEDIA%20PARTNER

ALL THE NEWS
http://www.kayaksurf.net/news.html

ALL THE THE KAYAKSURF VÍDEOS
http://www.kayaksurf.net/videos.html

ALL THE WAVESKI VIDEOS
http://www.kayaksurf.net/waveski%20videos.html

ALL THE REPORTS
http://www.kayaksurf.net/reportagem.html

AND ON PLAYAK
http://playak.com/topic.php?new_topic=35

Cheers!

Luis Pedro Abreu
www.kayaksurf.net
KAYAKSURF PORTUGAL
http://www.kayaksurf.net/news.html
SPONSORS: MEGA / GATH / ROBSON / GOLTZIANA / RPF / WATERTECH

-------------

Boas ondas!

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: , , ,

18/11/08

ARTICLE - SURF SAFELY!

ARTIGO 3 - SEGURANÇA EM KAYAKSURF E WAVESKI por RUI CALADO



Depois do artigo de Hugo Nascimento e Paulo Lopes, convidámos Rui Calado para nos escrever umas linhas sobre este tema tão importante - segurança. "Em nome de um mar que nos acolhe" - esta frase que está inscrita na página de entrada do kayaksurf.net serve bem de mote para esta temática. Nós somos intrusos num meio que não é o nosso e, como tal, devemos respeitá-lo e temê-lo na altura certa. Quantas e quantas vezes não olhamos para o mar e julgamos estar na presença de um grande dia se surf e, uma vez lá dentro, e depois daquele set potente, não sentimos aquele indisfarçável desconforto? É bom que saibamos algumas regras e procedimentos para que não sejamos surpreendidos...

--------------------

Segurança em Kayaksurf & Waveski

Este é um tema difícil de tratar pois tanto quanto me lembro não li nada sobre o assunto em lado nenhum. Vou portanto fazer um mix entre técnicas de segurança em águas bravas, kayak de mar e a experiência que tenho do mar e das ondas...

Começamos pela segurança passiva, ou seja, aquilo que podemos fazer ou atitudes que podemos tomar para tornar a actividade segura, mesmo antes de a começarmos a praticar. Neste ponto incluem-se os locais que escolhemos para surfar e o equipamento que vamos usar:

Os locais

O mar e as ondas parecem um meio muito mais tranquilo e seguro para andar de kayak do que um rio, por exemplo. Mas, como em tudo, tem as suas especificidades que devem ser conhecidas e relativamente controladas. Tudo começa pela escolha da praia e das condições do mar. Devem ser adequados ao nosso nível técnico... No início nunca se deveria escolher uma praia com fundo rochoso ou condições de ondas a partir violentamente na areia (quebra coco).



Quando se aprende a andar de bicicleta não se vai imediatamente fazer saltos de 5 metros... Há que saber olhar para o mar (ou para o windguru) e conseguir identificar a cadencia das ondas, importante para sair para as ondas e regressar à praia, as marés, as correntes, os picos, etc etc. Já se viu muita gente a nadar furiosamente contra uma corrente para chegar à praia quando, 5 metros ao lado, há outra corrente que os levaria até lá com muito menos esforço. É difícil perceber isso ao nível da água e numa situação desconfortável e por isso é preferível fazer um reconhecimento prévio de onde estão as correntes principais.

É importante também saber ver onde as ondas terminam. A onda acaba por perder a força num fundo de areia? Ou pelo contrário nunca perde a força e acaba numa falésia? A onda é limpa ou passa por pedras na sua trajectória normal? Os sets estão regulares ou diferem muito entre eles? O intervalo entre ondas é muito curto ou longo? Está muito vento? Para onde é que ele nos empurra?

Situações diferentes exigem níveis técnicos diferentes e cuidados adequados.

Atenção também à forma como as ondas “fecham”. Muitas vezes não é o tamanho das ondas a única coisa com que nos devemos preocupar. É também a forma como elas “partem”. Há muitas situações em que é mais tranquilo fazer uma onda de 1,5 metros do que uma de 50 cm... Estão a ver a ideia?



No que diz respeito ao equipamento que levamos para dentro de água:

O colete tem no kayaksurf e waveski 3 funções importantes: ajuda na flutuação (como é evidente), protege de impactos e ajuda a manter a temperatura do corpo. Além de nos ajudar nas manobras de recuperação, como a esquimotagem, permite manter-nos à superfície sem grande esforço. Energia que poderá ser necessária para nadarmos em determinada direcção. Ajuda-nos também a ficar à superfície em caso de impacto ou desorientação.

O capacete, que os mais puristas dispensam, é também um elemento que deve ser usado em todas as circunstâncias e não apenas quando surfamos em fundos rochosos. Não nos podemos esquecer que estamos no mar com uma pagaia na mão que nos pode atingir quando perdemos o controlo, estamos sentados dentro ou em cima de uma embarcação rígida que nos pode magoar, com quilhas afiadas que nos podem ferir. E depois muitas vezes não estamos sozinhos e as regras das prioridades ficam um pouco esquecidas...

A presença de fundo de pedra ou de rocha na costa é, claro, também uma excelente razão para se usar este elemento de protecção. Até para manter a temperatura na nossa cabeça e, dependendo do desenho do capacete, impedir que entre água com pressão para os nossos ouvidos.

Levar um fato isotérmico é sempre aconselhável, não só porque o nosso corpo arrefece cerca de 25 vezes mais depressa em contacto com a água (podendo levar a uma hipotermia mesmo com um calor relativo cá fora), mas porque ele próprio nos dá flutuação e protege de impactos e contacto com rochas. No caso do kayak, um bom saiote que não impluda com uma onda mais forte é outro elemento a ter em conta. Mas que seja fácil de colocar e sobretudo tirar numa situação de emergência.

No caso do kayak é muito importante usar flutuadores que preencham a zona traseira para impedir que afunde ou que fique demasiado pesado no caso de uma saída molhada. No caso do waveski, há que defenda a utilização de um leash, um cabo (trela na tradução literal) que prende a prancha ao kayaksurfista. Pode ser bastante útil para não se perder o contacto com o waveski - a nossa boleia - mas também apresenta o perigo de se enrolar à volta de uma parte do nosso corpo inadvertidamente...

Para terminar deve-se ter em conta o tipo de kayak ou waveski que usamos, que deve ser adaptado ao nosso nível técnico, ou pelo menos próximo. Andar no início com uma máquina muito nervosa e instável vai colocar-nos mais vezes problemas do que nos divertir...

Imaginemos que temos as condições ideias para uma surfadela. Sol, calor, mar perfeito, ondas regulares e a partir certinhas, estamos equipados a rigor. Ainda temos que ter em conta que alguma coisa poderá correr menos bem durante a surfadela. E por isso temos que saber reagir.


Rui Calado - foto: cardeli.com

Vamos então falar de Segurança Activa:

Antes de mais deveríamos tentar garantir que mesmo nas situações mais agitadas continuamos na posição normal dentro ou em cima da nossa máquina de surfar. Neste ponto deve-se distinguir bastante a capacidade de recuperação de um kayak e de um waveski. Ao controlar manobras básicas como apoios e esquimotagem colocam-nos quase a par, mas no caso de termos que nadar, é rápido e relativamente fácil voltar para o waveski e continuar a fazer ondas. Já o kayak... obriga-nos a nadar para terra, retirar a água e voltar a entrar.

Neste sentido é fundamental dominar as manobras de recuperação, ou seja, esquimotagem em ambos os casos e saber voltar rapidamente a subir para a prancha no caso do waveski.

Mas se por alguma razão nos encontramos a nadar e impossibilitados de continuar a pagaiar normalmente (por se partir a pagaia, o cinto ou a prancha no caso do waveski por exemplo), temos que saber nadar com o equipamento. Também aqui os dois tipos de embarcação diferem pois o waveski não fica com água dentro e portanto será sempre mais leve do que um kayak.

Vamos tentar não largar nem a pagaia nem a embarcação, pelo menos até chegar à zona de rebentação. Uma vez a nado e com algum vento ou corrente, a embarcação ou pagaia poderão afastar-se de nós muito mais rápido do que conseguimos nadar para os voltar a apanhar... A pagaia pode ser usada para “remarmos” mesmo sem embarcação, permitindo muito mais velocidade de deslocação do que com as mãos (veja-se a diferença de área entre a mão e uma pá de pagaia).

Podemos nadar usando a embarcação como se fosse uma prancha de bodyboard, ou no caso do wave rebocá-lo pelo leash. Uma vez na zona de rebentação é muito importante não nos colocarmos à frente do kayak ou wave pois ele virá sem controlo e com bastante velocidade ter connosco. É preferível tentar segui-los até ter pé e tentar segurar a máquina e sair da água. Mas uma vez mais sempre por trás e nunca à frente. Muitas pernas e costelas já sofreram o impacto de um kayak ou wave e não gostaram...

Em condições de ondas que fecham na areia (quebra coco) seja de kayak ou de wave é preferível desmontar antes de chegar à zona onde a onda rebenta e sair a pé segurando a embarcação. Pode-se poupar muito as costas e o pescoço no caso de um viranço directo para a areia, e mesmo evitar partir os fins e casco do kayak ou wave ao entrar com demasiada força pela areia dentro...

Rui Calado

-------------------------------------------

Obrigado Rui!

Boas ondas,
luis pedro abreu

Etiquetas: , ,

17/11/08

KAYAKSURF CONTEST IN BAKIO / PHOTOS AND VIDEO / 8&9 NOV. 2008

KAYAKSURF EM BAKIO / 9 DE NOVEMBRO DE 2008 / FOTOS DE KOLDO EURAZKIN / PACK#2


Edu Etxeberria
Aqui está o segundo lote de fotos que Koldo - http://www.bakio.com/ - nos enviou. O cenário é Bakio no fim de semana de 8 e 9 de Novembro. Grandes fotos, grande surf e o vídeo mais em baixo dá-nos uma a amostra do swell potente que se fez sentir, particularmente, no sábado.

KOLDO EURAUZKIN


















VIDEO / BAKIO





NOVO ARTIGO / AUTOR: RUI CALADO
Gracias Koldo!
Boas ondas,
luis pedro abreu

Etiquetas: , , ,

16/11/08

WORLD RACE TOUR IN PORTUGAL WITH KAYAKSURF

MUNDIAL DE CORRIDA DE AVENTURA 2009 EM PORTUGAL COM KAYAKSURF INCLUÍDO



A notícia chegou-nos do Brasil e merece destaque, não só pelo grande evento, mas também porque o kayaksurf está envolvido! este ano realizou-se no Brasil mas em 2009, será a nossa vez de receber e organizar esta grande iniciativa. A novidade é que, para além das tradicionais modalidades, contará com... KAYAKSURF! Muito bom. Mas vamos ao texto:

------------------------

Mundial de Corrida de Aventura 2009 começa a ser preparado

O Mundial de Corrida de Aventura aconteceu entre os dias 2 e 8 de novembro, organizado pela tradicional prova Ecomotion/ Pro, e foi a primeira vez que o Brasil foi sede do evento. E os portugueses organizadores da Estoril XPD Race já começam a preparar o Mundial 2009, que será em novembro do próximo ano e promete novidades aos atletas.

Um dos organizadores, Cláudio Barreto, esteve no Brasil acompanhando todo o Ecomotion/ Pro e afirma que em 2009 os atletas farão as quatro modalidades tradicionais da corrida de aventura, mountain bike, canoagem, trekking e técnicas verticais, além de modalidades diferenciadas.



“Não fechamos quais serão as de 2009, mas nesse mês a prova terá ainda kayaksurf, bodyboard, skimming, um esporte que usa uma prancha oval pequena para deslizar na beira do mar, e patins in-line. Dá muito mais trabalho organizar uma prova assim, mas é muito mais engraçado e muito mais estratégica para as equipes, elas têm que pensar mais. Deixa de ser uma prova só física”, contou Cláudio.


Bruno Melo / W.Team / Foto: Sofia Barata

O organizador alerta para o frio da região na época, quando a temperatura mais alta durante o dia é 18ºC. “Em um bom dia, a mínima chega a 10ºC e em um mau dia, pode chegar a uma temperatura negativa”. Em 2008, serão 750 quilômetros de percurso a serem finalizados em cinco dias e quatro noites, porém o Mundial deve passar de 800 quilômetros com duração de sete dias e seis noites.



O Estoril XPD Race, que passará pela Serra da Estrela, espera receber 70 equipes e Cláudio afirma que todos os anos pelo menos uma equipe brasileira participa da corrida, porém, sendo o Mundial de 2009, ele espera, ao menos, três equipes do Brasil.

Facilidades - O Ecomotion/ Pro custou para as equipes brasileiras um valor entre R$15 e R$30 mil, dependendo da estrutura de cada um, e só a inscrição custou US$2.500, o que dificultou para muitos atletas competirem.

O Mundial 2009 terá inscrição de 2.600 euros e a organização negocia com a companhia aérea TAP descontos nas passagens, e os atletas terão equipes de apoio. “A inscrição tem desconto de acordo com alguns prazos. Já temos oito equipes inscritas após uma semana da abertura”, contou Barreto, que explicou que a inscrição dá direito ao quarteto de correr a prova e levar um jornalista para acompanhar a equipe e cobrir a corrida de aventura. “As equipes brasileiras deverão ter um gasto de dez mil euros, caso haja o desconto da TAP”, informou."

Fonte: zone.com.br
-------------------------------

NOVAS FOTOS DE BAKIO / KAYAKSURF BASCO

Boas ondas!

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: ,

OCEAN SPIRIT 2008 / WATER SPORTS FOR ALL

OCEAN SPIRIT 2008 / RECORDAR O PROJECTO "UMA PRAIA PARA TODOS"


PROJECTO Uma Praia para Todos OCEAN SPIRIT'08 from 8mmvidpro.com on Vimeo.Vimeo.

Como todos sabem, o Ocean Spirit 2009 irá receber o Mundial de Kayaksurf. A decisão foi tomada com alguma controvérsia devido à preferência inicial por Peniche. Peniche é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores spots nacionais para surfar e até está na agenda como um dos locais onde podem, inclusivamente, realizar-se algumas heats do Mundial (caso o o swell em Santa Cruz não reúna em deternmidado dia as condições essenciais). Nós, que acompanhámos e vivemos o Ocean de 2007 e 2008 com enorme entusiasmo, estamos mais do que certos que o Mundial vai correr muito bem. Trazemos aqui a recordação deste ano de uma actividade magnífica: "Uma praia para todos".

Vale a pena ver.

Boas ondas!!

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: , ,