Bom, este ano contou oficialmente com o apoio pioneiro da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) mas questiono-me… que apoio? Na organização não foi certamente. Não estiveram presentes numa só prova do circuito nacional e, na tão proclamada Taça de Portugal – a ser alegadamente decidida na prova de Peniche – primaram uma vez mais pela ausência. Quanto à formação, o CCABP lá está uma vez mais para salvar a honra da casa e organiza este Dezembro uma única e pontual acção de formação subordinada à iniciação à modalidade… é pouco. É, infelizmente, muito pouco.
No ano passado, recordo-me bem da polémica que foi quando - como habitualmente fazemos com os vencedores desde 2003 - designámos André Pinto por "Campeão Nacional de Kayaksurf". Logo se levantaram as hostes afectadas porque não reconheciam o atleta como "campeão nacional" devido à inexistência de uma acreditação digamos... institucional. Pois bem... como o próprio site da FPC publica "em 2006 realizou-se a primeira prova organizada em Portugal pela FPC, nomeadamente a 1ª Taça de Portugal, disputada em Peniche." - alguém se recorda quem é que ganhou a taça? Que taça? E este ano... quem é que ganhou a dita cuja? Para onde é que ela foi? Com tanta "taça de Portugal" à mistura, lá temos mais dois campeões nacionais em 2007 - Pedro Castro e João Roxo - que, meritoriamente, ganharam o circuito nacional de kayaksurf 2007 organizado pelo CCABP e com as preciosas colaborações locais (Marafados, Associação Tertúlia, Nuno Benedito, Teresa Rodrigues, Ricardo Inverno, etc)
Desculpem a ironia das linhas anteriores mas encarem-nas como um desabafo. O kayaksurf.net está de consciência limpa e tranquila tal como todas as outras entidades e entusiastas que paciente e apaixonadamente organizaram as provas e eventos de kayaksurf realizadas no nosso país. Nós demos o melhor e estamos certamente dispostos a manter o kayaksurf nacional como uma modalidade de futuro - basta confirmar todos os fins de semana o crescente número de kayaks nas praias. O mesmo não poderão pensar os que criticaram tanto o circuito do ano passado - e certamente o deste ano - e a promulgação dos sucessivos "campeões nacionais" da modalidade.
Num ano repleto de iniciativas em que até o diário desportivo de maior referência nacional – A BOLA – dedicou uma página inteira a mais um surfkayak nacional (artigo “Revolução no kayaksurf” dedicado ao Wavyak, edição de 16.10.07), o kayaksurf poderia ter tido uma evolução excepcional neste ano em particular.
Necessitamos de um apoio credível, pragmático e conclusivo ao nível da formação e captação de jovens para a modalidade. Dispensamos manobras promocionais - já nos chegam as que temos por parte da nossa querida governação em tantas e tantas áreas - que é como quem diz, já nos chega de bandeiras hasteadas e panfletárias de pretensas actividades que, na realidade, não deram em nada. Rigorosamente nada.
E para que não se diga que criticar é fácil, aqui ficam as sugestões que reflectem algumas das principais preocupações em torno do kayaksurf nacional:
- Aposta numa estratégia agressiva de captação de jovens para as várias classes do kayaksurf
- Divulgação institucional da modalidade e apoio à criação de equipas
- Parceria com a Federação Portuguesa de Surf para a formação de júris
- Realização de eventos promocionais da modalidade sem componente competitiva
Kayaksurf Session - Figueira da FozComo cereja o topo do bolo, teremos agora o próximo mundial de kayaksurf no nosso país em 2009. A WSKA (Ass.Mundial de Kayaksurf) acreditou nas potencialidades de Portugal para albergar tal evento e a imagem que temos veiculado para o exterior, não será certamente alheia a esta opção pelo nosso país.
Com ou sem apoios institucionais, o kayaksurf nacional só peca pela desorganização. É pena. Temos dos melhores spots mundiais de surf, um sol que não nos abandona, designers e construtores ao melhor nível internacional e um entusiasmo geral que, só não é potencializado, porque não temos a tal cobertura organizativa e institucional que tanto nos falta. Vamos ser optimistas e esperar pela formação de um Clube Nacional de Kayaksurf… quem sabe?
Um bem haja a todos os que contribuíram para mais um Circuito Nacional de Kayaksurf! Da parte do kayaksurf.net, tudo continuarei a fazer para promover - a sério - esta mania dos kayaks nas ondas.
Boas ondas!
luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/