01/12/07

MEGA FLYING SQUAD - TAMSIN GREEN VIDEO PROFILE



É a mais recente entrevista do kayaksurf.net publicada no PLAYAK. Tamsin Green, elemento da Mega Flying Squad e da Selecção inglesa de Kayaksurf, dá-se agora a conhecer num vídeo-profile.

Fica a sugestão de uma forma interessante de apresentação. Entretanto, podem ler no PLAYAK a entrevista:

Algumas fotos tiradas em Bakio este ano:






E a entrevista de Tamsin ao kayaksurf.net:

Boas ondas!
luis pedro abreu

29/11/07

THE POWERFULL AUSTRALIAN CYCLOP WAVE

A PODEROSA ONDA AUSTRALIANA DE CYCLOP



Para abrir o apetite para o swell que aí vem neste fim de semana, aqui fica a poderosa e ultra famosa onda de Cyclop na Austrália. Segundo os especialistas, "Cyclops is the most hyped least surfed wave in the world. It's extremely heavy with massive amounts of water unloading on shallow reef. Cyclops is definitely Australia's heaviest wave to date."

Quem se atreve??

Boas ondas,

luis pedro abreu
www.kayaksurf.net

27/11/07

KAYAKSURF NACIONAL - BALANÇO DE 2007 / LEIAM E COMENTEM...



Num ano particularmente rico para o kayaksurf nacional, é tempo de efectuar um balanço sobre a modalidade no nosso país. Relembremos este autêntico ano de ouro para o kayaksurf nacional...

- Realização de quatro provas do Circuito Nacional de Kayaksurf
- Realização da Kayaksurf Session da Figueira da Foz
- Realização da Kayaksurf Cup Ocean Spirit de Santa Cruz
- Participação com dois atletas no Mundial de Kayaksurf do País Basco

Paralelamente, assistimos ao nascimento de surfkayaks puramente nacionais que vieram reforçar o interesse privado dos nossos construtores e designers pela modalidade:

- RPF Kayaks
- Élio Kayaks
- Watertech
- Wavyak/ Goltziana



Partindo do longínquo ano de 2000 aquando da primeiro evento realizado no nosso país em torno do kayaksurf – já com os habituais e pioneiros elementos do Clube de Águas Bravas de Portugal (CCABP) – já vamos com 7 anos de salutar evolução em torno desta mania de surfar com um kayak.

Desde a primeira prova de Peniche (2003) que o kayaksurf.net acompanha, divulga e apoia as provas nacionais da modalidade e, como tal, muito tenho escrito sobre o kayaksurf. Desde a simples designação da modalidade – sim, porque é kayaksurf e não kayak surf conforme atesta academicamente o site ciberduvidas.sapo.pt – passando pelo regulamento até à eterna questão dos júris…

Neste ano que está quase a findar, o kayaksurf.net foi "media partner" oficial do Campeonato Mundial do País Basco e prestou apoio semelhante a provas de kayaksurf na Argentina, Brasil e Espanha. Um ano em grande. No plano interno, no artigo que escrevi aquando da final do circuito de 2006, referia:

"Pontos positivos desta segunda edição do Circuito Nacional de Kayaksurf:

- Existência de um regulamento unanimemente discutido
- Melhor organização das provas
- Mais apoios locais à realização das provas
- Surgimento de kayaksurfistas em número cada vez maior
- Despertar do interesse da FPC

Pontos a melhorar em edições futuras:

- Definição e formação dos júris
- Promoção mediática das provas e do campeonato
- Incentivo da modalidade através de workshops e encontros "


Kayaksurf Cup - Ocean Spirit

Bom, este ano contou oficialmente com o apoio pioneiro da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) mas questiono-me… que apoio? Na organização não foi certamente. Não estiveram presentes numa só prova do circuito nacional e, na tão proclamada Taça de Portugal – a ser alegadamente decidida na prova de Peniche – primaram uma vez mais pela ausência. Quanto à formação, o CCABP lá está uma vez mais para salvar a honra da casa e organiza este Dezembro uma única e pontual acção de formação subordinada à iniciação à modalidade… é pouco. É, infelizmente, muito pouco.

No ano passado, recordo-me bem da polémica que foi quando - como habitualmente fazemos com os vencedores desde 2003 - designámos André Pinto por "Campeão Nacional de Kayaksurf". Logo se levantaram as hostes afectadas porque não reconheciam o atleta como "campeão nacional" devido à inexistência de uma acreditação digamos... institucional. Pois bem... como o próprio site da FPC publica "em 2006 realizou-se a primeira prova organizada em Portugal pela FPC, nomeadamente a 1ª Taça de Portugal, disputada em Peniche." - alguém se recorda quem é que ganhou a taça? Que taça? E este ano... quem é que ganhou a dita cuja? Para onde é que ela foi? Com tanta "taça de Portugal" à mistura, lá temos mais dois campeões nacionais em 2007 - Pedro Castro e João Roxo - que, meritoriamente, ganharam o circuito nacional de kayaksurf 2007 organizado pelo CCABP e com as preciosas colaborações locais (Marafados, Associação Tertúlia, Nuno Benedito, Teresa Rodrigues, Ricardo Inverno, etc)

Desculpem a ironia das linhas anteriores mas encarem-nas como um desabafo. O kayaksurf.net está de consciência limpa e tranquila tal como todas as outras entidades e entusiastas que paciente e apaixonadamente organizaram as provas e eventos de kayaksurf realizadas no nosso país. Nós demos o melhor e estamos certamente dispostos a manter o kayaksurf nacional como uma modalidade de futuro - basta confirmar todos os fins de semana o crescente número de kayaks nas praias. O mesmo não poderão pensar os que criticaram tanto o circuito do ano passado - e certamente o deste ano - e a promulgação dos sucessivos "campeões nacionais" da modalidade.

Num ano repleto de iniciativas em que até o diário desportivo de maior referência nacional – A BOLA – dedicou uma página inteira a mais um surfkayak nacional (artigo “Revolução no kayaksurf” dedicado ao Wavyak, edição de 16.10.07), o kayaksurf poderia ter tido uma evolução excepcional neste ano em particular.

Necessitamos de um apoio credível, pragmático e conclusivo ao nível da formação e captação de jovens para a modalidade. Dispensamos manobras promocionais - já nos chegam as que temos por parte da nossa querida governação em tantas e tantas áreas - que é como quem diz, já nos chega de bandeiras hasteadas e panfletárias de pretensas actividades que, na realidade, não deram em nada. Rigorosamente nada.

E para que não se diga que criticar é fácil, aqui ficam as sugestões que reflectem algumas das principais preocupações em torno do kayaksurf nacional:

- Aposta numa estratégia agressiva de captação de jovens para as várias classes do kayaksurf
- Divulgação institucional da modalidade e apoio à criação de equipas
- Parceria com a Federação Portuguesa de Surf para a formação de júris
- Realização de eventos promocionais da modalidade sem componente competitiva

Kayaksurf Session - Figueira da Foz

Como cereja o topo do bolo, teremos agora o próximo mundial de kayaksurf no nosso país em 2009. A WSKA (Ass.Mundial de Kayaksurf) acreditou nas potencialidades de Portugal para albergar tal evento e a imagem que temos veiculado para o exterior, não será certamente alheia a esta opção pelo nosso país.

Com ou sem apoios institucionais, o kayaksurf nacional só peca pela desorganização. É pena. Temos dos melhores spots mundiais de surf, um sol que não nos abandona, designers e construtores ao melhor nível internacional e um entusiasmo geral que, só não é potencializado, porque não temos a tal cobertura organizativa e institucional que tanto nos falta. Vamos ser optimistas e esperar pela formação de um Clube Nacional de Kayaksurf… quem sabe?

Um bem haja a todos os que contribuíram para mais um Circuito Nacional de Kayaksurf! Da parte do kayaksurf.net, tudo continuarei a fazer para promover - a sério - esta mania dos kayaks nas ondas.

Boas ondas!

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas:

MEGA KAYAKS - GREAT RIDES ON THE USA EAST COAST

A MEGA NA COSTA ESTE DOS EUA



Nigel & Kristin são os gerentes da www.savannahcanoeandkayak.com e enviaram-nos estas fotos tiradas na passada semana. Todos sabemos que a costa este norte-americana não é muito pródiga em ondas mas elas aqui estão!
A Savannah Canoe Kayak é representante da MEGA e os surfkayaks britânicos depressa conquistaram o mercado. Em plástico ou compósitos, são vários os modelos comercializados.













Para visitar a página norte americana, basta clicar aqui!

Boas ondas,
luis pedro abreu

26/11/07

MATHIEU BABARIT EM PORTUGAL?



Várias com M.Babarit

Mathieu Babarit não necessita de apresentações. Multicampeão mundial no waveski, este francês é uma figura incontornável quando se fala desta modalidade. Em Portugal, as pranchas de wave também se vêm surfar e João Pais - vencedor da prova de Peniche na classe SOT - está empenhado em trazer Babarit ao nosso país.

Para já, o João pede-nos o apoio e o kayaksurf.net terá todo o gosto em colaborar com a iniciativa.

A primeira fase é averiguar quantos praticantes de waveski há nosso nosso país e, para tal, basta enviar um mail ao João e indicar que é praticante de waveski e que gostava de ver Mathieu Babarit a surfar nas nossas ondas.

Praticas waveski? Então envia um mail ao João Pais para joaorp@netc.pt

João Pais em Peniche - 23 de Setembro - Fotos: kayaksurf.net


Vídeo com Mathieu Babarit:


Entrevista com Babarit:

Agora, toca a enviar um mail ao João parea averiguarmos quantos praticantes de waveski há no nosso país. Mesmo que conheçam alguém, contactem o mail divulgado. Esta informação é importante para a realização do projecto!
Boas ondas,
luis pedro abreu

25/11/07

EDU ETXEBERRIA HOJE À NOITE NA TVE2



AL FILO DE LO IMPOSIBLE. TVE en La 2. DOMINGO 25 de Noviembre a las 22:15 h

Al Filo" Travesía a la Península Ibérica en kayak de mar, este domingo

Este domingo se comienza a emitir el primero de los cuatro capítulos sobre la circunnavegación a la península Ibérica en kayak de mar, junto con las imágenes de la piragua se entre mezclan otros deportes como submarinismo, escalada, kite surf, parapente, kayaksurf...

Arkaitz Erkiaga, Edu Etxeberría que realizaron la travesía completa con el acompañamiento de Victor Ruiz de Erentxun, Txus Ruiz de Erentxun e Iñaki San Vicente que navegaron Mediterráneo, Atlántico y Cantábrico respectivamente. Ya han acompañado al programa otras veces en grandes viajes y expediciones.

La travesía que se realizo sin apoyo de ningún tipo y en 95 días de duración, nos dejara bonitas imágenes a vista de piragua de la costa peninsular.
-------------------

A não perder!!
Não nos esqueçamos que Edu acumula um impressionante currículum:

Expedicões:

Participación como especialista en kayak extremo en el rodaje de los programas de AL FILO DE LO IMPOSIBLE en Marruecos (97), Nueva Zelanda (97) , Zimbawe (99) ,Chile (02) y Nepal (03).

Expedicões: Estados Unidos, Canadá, Noruega, Italia, Suiça, Eslovénia, Alemanha, Áustria, França, Inglaterra, etc..

Obrigado e parabéns Edu!

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/