08/11/08

BUARCOS / FIGUEIRA DA FOZ / KAYAKSURF / PORTUGAL / PHOTOS & SLIDE-SHOW

KAYAKSURF / 02.11.08 / BUARCOS por HUGO LUÍS / FOTOS & SLIDE-SHOW

Francisco (Shark vermelho) e Hugo Nascimento (Shark Azul)

Foi no passado fim de semana em Buarcos junto ao Costa que dá nome ao spot. Na água, os habituais "locais" e profundos frequentadores: Hugo Paz, José Franco, Xico, João Vaz, Hugo Nascimento, Filipe Brás, João Roxo e Rui Fonseca. As fotos foram-nos gentilmente cedidas por Hugo Luís da RPF Surf Team.


HUGO LUÍS



























SLIDE-SHOW




CONFIRMADA NOVA ENTREVISTA / SHAPER / SURFISTA E UM DOS MELHORES KAYAKSURFISTAS MUNDIAIS ELEITO PELA RAPID MAGAZINE

Obrigado Hugo!

Boas ondas,

luis pedro abreu

www.kayaksurf.net

Etiquetas: ,

07/11/08

REPORTS FROM ALL OVER THE WORLD

SECÇÃO "REPORTAGENS" CADA VEZ MAIS VISITADA



Criada em 2006, a nossas secção REPORTAGENS é hoje uma das mais visitadas no kayaksurf.net. Se no início o destaque dos trabalhos realizados e recepcionados era fundamentalmente nacional, hoje - mais de 60 reportagens online !! - é habitual recebermos material dos melhores spots mundiais de surf e kayaksurf. Chile, Argentina, Brasil, País Basco, Austrália, Irlanda do Norte, Inglaterra, Espanha, Japão, EUA, são alguns dos locais de onde habitualmente recebemos reports.



Para o sucesso e elevado número de reportagens, está o excelente trabalho e colaboração da nossa NEWS TEAM - podem ver a nossa equipa CLICANDO na imagem de cima. Só este ano, já recebemos 30 reportagens - o número recorde até agora - e o ano ainda não acabou!! Até ao final do ano, estão na calha provas em Portugal - AMANHÃ em RIBEIRA D'ILHAS - Brasil, País Basco e Japão. Quando se regista a publicação de uma nova reportagem, as visitas a esta secção em particular disparam sempre e há muitas mais secções a visitar no kayaksurf.net! Só as NEWS, por exemplo, superam as 1000 page views por dia e, em breve, divulgaremos um número "mítico" de page views que estamos quase quase a superar...

Podem visitar a secção REPORTAGENS CLICANDO EM BAIXO!



Tudo para abrir o apetite para a prova de amanhã na Ericeira, claro!



FOTO-REPORT / KAYAKSURF / FIGUEIRA DA FOZ

Boas ondas,

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: ,

06/11/08

WAVESKI MEETING RIBEIRA D'ILHAS / PORTUGAL / 7,8,9 NOV / SURF REPORT1

WAVESKI & KAYAKSURF MEETING / RIBEIRA D'ILHAS / 24 INSCRITOS CONFIRMADOS / REPORT


Foto: MarCoelho / Ribeira D'Ilhas / Ericeira

É já este fim de semana e o Francisco já nos enviou um "pré-report" a abrir o apetite para o evento. Até ao momento estão inscritos 24 participantes e o swell promete!
Para verem como irão estar as ondas em Ribeira D'Ilhas é só CLICAR AQUI
Relembramos o site oficial do Waveski Nacional onde estão todas as informações:

www.waveski.pt

É este mesmo! Está em destaque na nossa lista de LINKS e na secção WAVESKI, pois claro. Aproveitem para visitar a secção do Waveski no kayaksurf.net CLICANDO EM BAIXO!

E novos VIDEOS WAVESKI clicando em baixo:


Cartaz oficial do evento:




As REPORTAGENS que nos enviam e a história de uma das secções mais visitadas do kayaksurf.net

Boas ondas e até à Ericeira!!

luis pedro abreu
www.kayaksurf.net

Etiquetas: , , ,

05/11/08

USA WAVESKI SURFING CHAMPIONSHIPS / FOTOS by VINCE SHAY

CAMPEONATO NORTE AMERICANO DE WAVESKI / FOTO-REPORT de VINCE SHAY



Vince Shay já nos habituou às suas grandes fotos e estas são só uma amostra das que tirou (mais de 1000!!) no recente Campeonato de Waveski realizado nos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro. Elemento da nossa NEWS TEAM desde o seu início, Vince é um conhecido produtor de vídeo, surfista, kayaksurfista e designer - já desenhou para a Mega e Murky Water. Mas vamos às fotos!



VINCE SHAY


Evento: USA WAVESKI SURFING CHAMPIONSHIPS
Quando: 31 Out e 1 Nov.
Onde: Davenport, California, EUA




Davenport beach

FOTOS:













Cartaz Oficial:



Thanks a lot Vince!



Podem visitar a página de Vince:

www.vincentshaymedia.com



As REPORTAGENS que nos enviam e a história de uma das secções mais visitadas do kayaksurf.net

Boas ondas!

luis pedro abreu
www.kayaksurf.net

Etiquetas: , , ,

FIAB 2008 / WHITE WATERS INTERNATIONAL FESTIVAL

III FESTIVAL INTERNACIONAL DE ÁGUAS BRAVAS 2008



Como sabemos que há muitos kayaksurfistas que também se aventuram em águas sem sal, aqui vai uma excelente sugestão que o Ricardo nos enviou. É o III Festival de Águas Bravas que se realiza num dos rios mais bonitos e menos poluídos da Europa - Paiva. É no final deste mês e promete muitos kayaks na água... vamos ver é se começa a chover!!



CAMPEONATO NORTE AMERICANO DE WAVESKI / FOTOS fantásticas de Vince Shay. MAIS LOGO!!

Vamos então ao programa:

III FESTIVAL INTERNACIONAL DE ÁGUAS BRAVAS 2008

Mais um ano a chegar ao fim, como tal avizinha-se mais uma edição do Festival Internacional de Águas Bravas na zona de Arouca e obviamente no vale do Paiva. Este ano a organização geral do evento fica a cargo da Câmara Municipal de Arouca em parceria com a Associação Geoparque Arouca, cabendo uma vez mais ao Clube de Canoagem e Águas Bravas de Portugal a organização e responsabilidade das descidas que envolvam kayaks. No cardápio figuram as habituais descidas de Turismo, Extremo e Passeio, sendo estas preferencialmente realizadas em troços do rio Paiva. Caso o caudal deste espectacular rio esteja muito forte então todas as descidas poderão ser transferidas para outros locais, devendo os atletas que pretendem competir ver as hipóteses alternativas no regulamento da prova de kayak extremo. Quanto às descidas de Turismo e Passeio, só não se realizarão caso os rios estejam todos em cheia, o que é muito improvável.



Rio Paiva

Em relação a toda a organização "burocrática" do FIAB2008 os interessados deverão entrar em contacto com a CMArouca e/ou AGArouca através dos endereços que estão presentes na pagina oficial do evento. Estas entidades ficarão encarregues de comunicar via mail com todos os inscritos caso o evento seja cancelado ou a sua data alterada, como tal aconselhamos a todos os canoistas a colocarem correctamente o seu email na ficha de inscrição.

http://www.cm-arouca.pt/fiab

Para além dos prémios serem aliciantes, do preço de inscrição ser irrisório, dos rios serem excelentes para a prática de canoagem, do convívio e alegria estarem garantidos, da comida e bebida da região serem divinais, existem mil e uma razões para que não faltem a este evento. Apoiem as águas bravas nacionais, mostrem que vale a pena olhar para estes desportos como uma aposta de futuro, ajudem a salvar alguns rios das dezenas de barragens que se pretendem erguer, enfim participem em todos os eventos de canoagem que poderem.

Apareçam em Arouca no final do mês que cá vos esperamos para mais um fim-de-semana inesquecível.

Ricardo Inverno

Clube de Canoagem e Águas Bravas de Portugal
http://www.aguasbravas.net/
------------------------------------------------------------------------------
Aqui fica o convite!!
Boas ondas,
luis pedro abreu

Etiquetas: , ,

04/11/08

KAYAKSURF ON THE NEWS / RUI CALADO INTERVIEW

RUI CALADO NO JORNAL "A BOLA" - O KAYAKSURFISTA PORTUGUÊS INCLUÍDO NOS 8 MELHORES DO MUNDO



Já demos a notícia quando a prestigiada Rapid Magazine elaborou uma "top list" com os melhores atletas da canoagem mundial (edição do Verão deste ano). Nomes como o de Corran Addison, Jimmy Blakeney ou Spencer Cooke (já todos entrevistados pelo kayaksurf.net), figuravam igualmente na prestigiada lista. E como chegaram a Rui Calado? Muito simples. O "ranking" teve em conta a experiência de canoagem dos atletas (Calado já desceu mais de 120 rios em 10 países) e o seu contributo para a evolução do desporto. Neste contexto, Calado apresenta um impressionante currículo: é o autor do primeiro e único livro nacional sobre melhores rios para águas bravas (Portugal Kayak); fundou o CCABP e dinamizou inúmeros eventos de águas bravas.

E no kayaksurf?

Bom, também aqui Calado apresenta os seus feitos: foi Campeão Nacional em 2004 e 2005; esteve na dinamização do Circuito Nacional desde a sua primeira edição; é o nosso elemento na World Surfkayak Association (WSKA) e está desde a primeira hora nos bastidores e "negociações" que, felizmente, conseguiram trazer para o nosso país o próximo Campeonato Mundial de Kayaksurf a realizar-se no Ocean Spirit 2009.

E ainda!!! Faz parte da nossa NEWS TEAM e fundou, juntamente com Pedro Castro, a já incontornável Watertech Kayaks. A marca que, com apenas um ano de implantação no mercado, já tem 3 surfkayaks, um waveski, o patrocínio do Circuito Irlandês, a vitória do Circuito Nacional com um dos elementos da W-Team (Bruno Melo) e boas classificações no País Basco.

Mais vale tarde do que nunca e "A Bola", apresentou finalmente o atleta que os norte-americanos já tinham descoberto... o artigo não está na versão online mas corram a comprar o jornal de 4 de Novembro!

Podem visitar a Rapid Magazine CLICANDO em baixo:



Parabéns uma vez mais Calado!



Boas ondas!

luis pedro abreu
www.kayaksurf.net

Etiquetas: , , ,

ARTICLE: BEFORE ENTER IN THE WATER

ARTIGO 2 - AQUECIMENTO PARA KAYAKSURF por PAULO LOPES


Paulo Lopes a surfar em Peniche

No seguimento da nova secção do kayaksurf.net, publicamos agora mais um interesante artigo da autoria de Paulo Lopes. O mote: que tipo de exercícios devemos executar antes de nos fazermos às ondas de kayak? É certo que - confessemos - muitas vezes entramos sem qualquer atenção a este pequeno GRANDE pormenor e depois... surgem as malfadadas lesões. O Paulo, para além de ser um grande kayaksurfista é também licenciado em Educação Física e acedeu colaborar connosco numa matéria que lhe é mais do que familiar, quer técnica, quer desportivamente.

Para além do mais, e apesar de não ter participado no CNKS deste ano por motivos profissionais, o Paulo é um dos melhores kayaksurfistas nacionais. Seguro, rápido e tecnicista, potencializa a sua grande experiência em águas bravas como poucos para o kayaksurf. Ainda num destes fins de semana, deu show na Figueira da Foz (sua terra natal) com o seu surf de luxo num swell à altura. Só para quem sabe!

Vamos então ao artigo:

---------

Aquecimento para Kayaksurf

Como todos sabemos, o objectivo principal de um bom aquecimento antes de pagaiar para as esperadas ondas, é evitar uma inesperada lesão, que nos impeça de continuar a surfar nesse dia, nessa semana, mês ou ano, dependendo do tipo de lesão. E quem sabe uma eventual lesão a surfar, nos possa condicionar o ganha-pão durante os outros dias, impedindo-nos de desempenhar as funções habituais do nosso emprego.

Porque se deve aquecer antes de entrar na água e surfar:

O aquecimento é a primeira parte da actividade física e tem como objectivo preparar o kayaksurfista tanto fisiologica como psicologicamente para a actividade física. A realização do aquecimento visa obter o estado ideal psíquico e físico, prevenir lesões e criar alterações no organismo para suportar um treino, uma competição ou o lazer, mais ou menos “radical” onde o mais importante é o aumento da temperatura corporal.

O aumento da temperatura corporal resulta nos seguintes benefícios:

• aumento da taxa metabólica;
• aumento de fluxo sanguíneo local;
• melhoria da difusão do oxigénio disponível nos músculos;
• aumento da quantidade de oxigénio disponível nos músculos;
• aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso;
• diminuição do tempo de relaxamento muscular após contracção;
• aumento da velocidade e da força de contracção muscular;
• melhoria na coordenação;
• aumento da capacidade das articulações no suporte de cargas.

Alguns destes benefícios reduzem o potencial de lesões, já que possuem a capacidade de aumentar a coordenação neuromuscular, retardar a fadiga e tornar os tecidos menos susceptíveis a danos.

Devemos “avisar” e preparar o nosso sistema cardio-respiratório para o início do esforço e dar hipótese aos nossos músculos, tendões e articulações de se prepararem para movimentos que por vezes vão para lá daquilo que pensávamos conseguir sem nos aleijarmos (um bom aéreo, bem no limite ou mesmo um bom “tralho” falhando esse limite), quem já não mandou um valente terno e pensou que o melhor é descansar um bocadinho na areia…

Preparação do sistema cardio-respiratório

Quando o mar está “um bocadinho zangado”, o melhor é começar com uma corridinha, com um ritmo lento, com tipos de deslocamentos diferentes (ex: corrida normal, lateral, para trás, etc.). Quando o mar, ou o spot assim o permite, nada como pagaiar alguns minutos antes de chegar ao ponto G, se não tivermos que enfrentar grande rebentação. Essas pagaiadas, poderão ser em diferentes sentidos, para a frente e também para trás (pagaiar para trás, reforça e desenvolve todo o grupo muscular que protege e envolve a delicada articulação do ombro, tão fustigada pelos praticantes de canoagem de uma forma geral).

Exemplo de exercícios para aquecimento das articulações/tendões/grupos musculares - em todos os exercícios, a posição deve ser mantida sem insistências, nem movimentos bruscos. A posição extrema deve ser atingida sem dor (não forçamos tanto como quando treinamos a flexibilidade). Cada posição mantém-se por cerca de 30 a 40". Os exercícios dinâmicos também devem ser executados a uma baixa velocidade.

Imagem: desnivel.pt

1.Flexão do tronco à frente;
2. Hiper-extensão do tronco;
3. Elevação do joelho ao peito, fixando-o com as mãos ou braços;
4. Flexão da perna atrás;
5. Flexão lateral do tronco;
6. Rotação do tronco, mantendo a posição em cada extremo (durante esta rotação, devemos manter a cabeça sempre imóvel, por cima do ponto médio entre os pés);
7. Flexão dorsal do pé, estirando os gémeos;
8. Flexão do tronco à frente, a cada perna;
9. Extensão dos flexores e extensores das coxas;
10. Hiper-extensão dos ombros (e bicípedes);
11. Extensão dos tricípedes (e não só...)
12. Rotação dos ombros;
13. Extensão e flexão da musculatura ligada aos pulsos e antebraços.

Já devidamente equipados (atenção que é outro assunto delicado e que pode também prevenir eventuais lesões), podem-se sentar na vossa embarcação (em cima de areia claro) e flectir (à frente) a cabeça e o tronco, tentando chegar com as mãos ou pagaia bem lá a frente, efectuar o mesmo atrás e para os lados. Para terminar, podem efectuar uma lenta rotação à esquerda, tentando olhar e agarrar a parte de trás do kayak, repetindo o mesmo para o lado direito.

Atenção: foram abordados meros exemplos de como se deve efectuar um aquecimento antes de entrar para a água. Não devemos esquecer que também é importante alongar após a surfada.

Boas ondas!

Paulo Lopes



------------------------

Obrigado Paulo!

Este artigo também foi publicado no KAYAKSURF CLUB BRASIL:



Podem ler este e outros artigos na secção:



Boas ondas!!

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: ,

03/11/08

KAYAKSURF ON THE NEWS

KAYAKSURF MARCA PRESENÇA UMA VEZ MAIS NO FIGUEIRENSE

Já desde a primeira Kayaksurf Session que o jornal "O Figueirense" acompanha o kayaksurf com regularidade. Desta vez, o jornal da Figueira da Foz colocou de novo a modalidade nas suas páginas (Sexta-feira, 31 de Outubro de 2008 ) graças ao Centro de Alto Rendimento (CAR) que está previsto para Peniche. O projecto da CM de Peniche inclui o apoio a várias modalidades de ondas e o kayaksurf lá está! Quem sabe se "O Figueirense" não faz notícia um dia com um CAR na Figueira?
Podem acompanhar esta e outras notícias no site do jornal CLICANDO em baixo:


Boas ondas!
luis pedro abreu

Etiquetas: , , ,