30/08/08

BATTLE FOR HATTERAS / GREAT IDEA!

BATTLE FOR HATTERAS - EVENTO ORIGINAL DE KAYAKSURF NOS EUA / COSTA ESTE



Joey Hall enviou-nos a sugestão. Tudo se passará no dias 6 e 7 de Setembro deste ano e, a julgar pela descrição, será interessante de assistir! São equipas de 3 kayaksurfistas (HP, IC e Waveski) que se defrontarão entre si para conquistar o título de KEEPER OF THE LIGHTHOUSE.

The Battle for Hatteras is a team based paddle-surf event featuring teams of 3 paddlers. Teams will be made up of an HP Kayaker, an IC Kayaker, and a Waveskier. All the information on battleforatteras@gmail.com

the event will take place September 6-7th 2008 in the beautiful Hatteras National Seashore area of the Outer Banks, North Carolina. (photos by DeadMan and Effort.tv)

TODAS AS INFORMAÇÕES DO EVENTO, CLICAR EM BAIXO:



É mais uma altervativa às clássicas provas de kayaksurf. Por cá, o Circuito Nacional já aboliu o freestyle (felizmente), fazendo jus à natural evolução do kayaksurf. Abrimos as portas - finalmente - aos SOT/Waveski e, quem sabe, se um dia não teremos pessoal para equipas de três à semelhança desta original ideia?

Boas ondas e toca a treinar para Peniche!

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas:

29/08/08

SANTA CRUZ OCEAN SPIRIT / CRÓNICA DE ROBERTA BORSARI



Com 120.000 presenças estimadas durante os 11 dias do Santa Cruz Ocean Spirit, escusado será dizer que estivemos na presença do MAIOR festival de desportos de ondas de toda a Europa. Com cinco modalidades diferentes em disputa, o kayaksurf teve honras de presença desde a primeira edição do Ocean. Bruno Melo, um autêntico "waterman" a grande dinamizador do Festival, tem motivos para felicitar toda a sua grande equipa de colaboradores.

Já escutámos várias opiniões acerca do evento. Da Inglaterra, Darren Bason - Campeão do Mundo de kayaksurf IC em 2005 - simplesmente disse este foi o melhor evento de kayaksurf em que alguma vez participara. E ele anda farto de correr mundo...

Do País Basco, Edu e Txema corroboraram a opinião e foram deliciados com a magnitude do Festival. E do Brasil? Pois bem, faltava a opinião da nossa amiga e colaboradora da NEWS TEAM, Bebeta! Ou melhor, Roberta Borsari - embaixadora do kayaksurf brasileiro e atleta de topo mundial na modalidade.
-----------------------------------------------------------------

SANTA CRUZ OCEAN SPIRIT
A CRÓNICA DE ROBERTA BORSARI

Roberta Borsari

Um evento com um conceito inovador, que reune diversas modalidades de onda com o espírito de confraternização entre as tribos do surf já chama atenção por si só! Aliado a isso o local da competição ser Portugal só teve pontos a ganhar, afinal todos os canoístas que estiveram no país em 2006 na primeira edição da Copa do Mundo saíram muito satisfeitos com o que encontraram na região de Peniche: boas ondas, excelente culinária, bons picos de surf, opções de hospedagem, swell constante e a recepção dos amigos portugueses.



Tudo isso já seria motivo para participar do Ocean Spirit, mas é só quando se chega na praia de Santa Curz é que realmente você percebe o tamanho da “brincadeira” que foi preparada para receber os atletas e grande público.



O evento, impecável do ponto de vista de estrutura, bancado por patrocinadores de peso que inclui um banco, o governo, um canal de televisão e telefonia entre outros, ofereceu aos atletas um padrão bem elevado. O clima de verão ajuda no "astral", pois nada melhor do que sair da bateria e poder estar no sol, sem frio, sem agasalhos e gorros...A união entre as provas de modalidades como surf, kayaksurf, kitesurf, bodyboard e skimboard, também foi uma excelente manobra pra atrair o grande público, mídia e patrocinadores.
Além dos 300 atletas, estima-se que passaram pelas tendas do Ocean Spirit cerca de 80.000 pessoas somando todos os dias do evento. Lembrando que as atrações foram bem além das competições das 5 modalidades citada a cima, incluindo clínicas, gincanas, venda e teste drive de equipamentos, shows de rock e balada todas as noites. Entre todas as atrações vale citar uma da nossa modalidade, a piscina, montada na frente da praia para que acontecesse as clínicas e testes de caiaques e era a alegria da molecada além do palco de diversas atividades com as gincanas e as premiações com direito a mergulho dos campeões!



Hospedagem, lanche, hidromassagem, água a vontade, área reservada aos competidores, massagistas e fisioterapeutas à disposição, foram algumas das "regalias" oferecidas aos competidores. Para aqueles que tinham filhos pequenos, instrutores e uma área reservada com recreação para criançada. Uma praça de alimentação cuidadosamente elaboarada com pracnhas de surf gigantes como mesa ofereciam diversos bares além de um visual bem peculiar.



Para quem participou de todas as provas de kayaksurf do evento, pode correr ao todo 4 competições, o que é já um bom motivo pra sair da sua cidade, estado ou país se sua intenção é se aprimorar e ganhar experiência competitiva. A Express Session, foi a primeira delas, e todos puderam mostrar seu surf em busca de uma premiação em dinheiro para a "melhor onda" e a "melhor manobra". O maior caudo também foi contemplado...mas aí foi só com o troféu. A Taça do Mundo, foi a etapa qualificatória para a final da Copa que acontece agora em setembro na França e contou com duas provas, a OPEM e a prova por categoria (feminino, master e júnior).



Na prova de Triaction, os atletas poderiam participar de provas de até 3 modalidades entre surf, kayaksurf, kitesurf, skinboard e boadboard, e a pontuação definira o “waterman” do evento. E a etapa nacional do kayaksurf português que conta com duas classes: sint in top e sit on top onde atletas estrangeiros poderiam participar como convidados.



Mais que um excelente evento o Ocean Spirit, mostra a rápida evolução que o kayaksurf vem tendo nos último 5 anos em Portugal. Bons atletas começando a participar das provas internacionais, fabricantes com trabalho de qualidade conquistando o mercado nacional e já de olho no mercado internacional, circuito consistente com 4 atapas, o maior portal do esporte, editado com excelência por Luis Pedro Abreu.
Fica aí uma lição e uma oportunidade para que as próximas edições do Ocean Spirit abriguem tb uma etapa internacional do kayaksurf. Com certeza todos os atletas que participaram da prova este ano tem intenção de voltar no próximo evento ou então de estimular mais atletas a conhecerem o evento. A parceria entre mais de uma modalidade nas provas também é uma ótima alternativa para reunir esforços. Aqui no Brasil tivemos algumas boas experiências nas edições dos Festivais de Ecocanoagem que envolvia provas de kayaksurf, canoagem velocidade, oceânica, maratona, surf, skate e waveski.



Fica aqui os meus parabéns para toda a equipe organizadora do evento liderada pelo Bruno Melo, a recepção de Luis Pedro Abreu e todos os amigos portugueses. E que este evento possa se transformar em mais uma etapa internacional do kayaksurf, assim como as provas de Santa Cruz na Califórnia ou Mundaka no país Basco, pois todos nós só temos a ganhar com esta oportunidade.

Roberta Borsari

www.kayaksurfclub.com.br
Confira as novidades em:
http://kayaksurfclub.zip.net
Fotos: Roberta Borsari / kayaksurf.net / cardeli.com

-------------------------------------

Grande artigo e uma visão sobre o Ocean vinda do outro lado do Atlântico. Boa sorte para final em França Bebeta!



Boas ondas,

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: ,

27/08/08

FINAL DO CNKS 2008 / PENICHE


Praia do Baleal - Peniche
Inseridas no Circuito Nacional de Kayaksurf 2008, já se realizaram três provas: Barra (Aveiro), Santa Cruz (Torres Vedras) e Praia da Amoreira (Aljezur). Se a estas três provas do calendário juntarmos a KAYAKSURF SESSION de Abril na Figueira da Foz e a Etapa da Taça do Mundo que passou pelo Ocean Spirit, podemos dizer que estamos na presença de um dos melhores anos do kayaksurf nacional.
Enquanto aguardamos a prova de Peniche, é tempo de recordar o historial desta prova. Basta clicar nos cartazes!
PENICHE 2003


Peniche 2004


Peniche 2005


Peniche 2006


Peniche 2007





Peniche

Atenção aos calendários: 20 e 21 de Setembro - Prova Final do Circuito Nacional de Kayaksurf

21 & 22 SEPTEMBER - PENICHE KAYAKSURF CONTEST - FINALS NATIONAL CIRCUIT

Boas ondas!

luis pedro abreu

http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas:

NEW PHOTOS PUBLISHED!

TEMOS NOVAS FOTOS NA GALERIA!

Roberta Borsari, Santa Cruz Ocean Spirit / 19.07.08 / Foto: www.cardeli.com / Ocean Spirit

A Galeria de FOTOS do kayaksurf.net é das secções mais visitadas e merece sempre a nossa atenção. Ali, são publicadas as melhores fotos entretanto seleccionadas (das muitas que felizmente nos enviam) pela nossa equipa.

No final do ano, a nossa NEWS TEAM elege, tal como no ano anterios, as 3 melhores imagens. Aqui ficam algumas das novas adições.


Darren Bason, Inglaterra / Foto: Malcolm Pearcey


Phillip Watson, Santa Cruz Ocean Spirit / 19.07.08 / Foto: Sofia Barata


Hugo Nascimento, Santa Cruz Ocean Spirit / 19.07.08 / Foto: CARDELI / www.cardeli.com


Pedro Castro, Santa Cruz Ocean Spirit / 19.07.08 / Foto: Sofia Barata

Podem ver estas e muitas mais clicando em baixo!



E claro, se tiverem algumas imagens que gostariam de ver publicadas no kayaksurf.net, é só enviar para o mail do costume: kayaksurf.arroba.gmail.com

Boas ondas!

luis pedro abreu
www.kayaksurf.net

Etiquetas:

26/08/08

EXCELLENT VIDEOS BY CANISURF / NORTHERN IRELAND

GRANDES ONDAS / KAYAKSURF DE LUXO / IRLANDA DO NORTE



Dessie McGlinchey, Chris Hobson, Jonny Bingham, Kevin Quinn, Richard Hobson. Todos excelentes kayaksurfistas - entre eles alguns campeões do mundo - constituem a selecção de luxo da Irlanda do Norte. Um deste vídeos já está publicado há semanas mas o outro é muito recente



Aqui fica a sugestão vinda de uma das melhores escolas de kayaksurf do mundo.

Thanks Dessie!



Podem ver estes e outros vídeos na secção:



Boas ondas!

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas:

24/08/08

MR.MEGA PRESENTS NEW TOYS FOR SURFING



MALCOLM PEARCEY EM DISCURSO DIRECTO PARA O KAYAKSURF.NET

Malcolm Pearcey
AS NOVAS PROPOSTAS DA MEGA



Malcolm a competir no Mundial do País Basco em 2007 - Fotos: kayaksurf.net

A Mega já está no mercado dos surfkayaks deste 1991. O seu primeiro modelo foi o Jester e, três meses depois de ser lançado, o inovador surfkayak tornava-se campeão do mundo com o título alcançado por Simon Descombe e Clive Kerswell em Thurso, na Escócia. Hoje, passados quase 20 anos, a marca britânica assume-se líder mundial no sector e apresenta-se com 15 modelos de surfkayak e um waveski no mercado. Com a perspectiva sempre direccionada para um mercado cada vez mais exigente, a Mega procura apresentar uma solução para todas as necessidades. Malcolm Pearcey, designer e homem forte da Mega, encara cada um dos seus surfkayaks como respostas a anseios por parte dos consumidores. Nenhum kayaksurfista é igual. O gosto pessoal, o estilo de surf, o material do surfkayak (a Mega já tem 3 modelos totalmente em plástico) e o peso e a altura de cada um, ditam as múltiplas opções de compra da Mega. Do mais radical ao mais estável, do mais curto ao mais longo, são 16 alternativas à escolha. E muitos modelos foram entretanto sendo reformulados ou simplesmente retirados do mercado. Das vezes que já estive com Malcolm, é sempre fascinante ver como este apaixonado pelo mar encara cada um dos seus surfkayaks. Comprovando que está atento a parcerias e colaborações externas, Malcolm já contou com nomes como Randy Phillips, Vince Shay, Spencer Cooke ou James Hawker, entre outros, como colaboradores seus no desenho e criação de novos modelos. É precisamente a propósito de mais dois novos modelos da sua autoria que voltámos à conversa com o Malcolm Pearcey - um novo surfkayak (ainda sem nome) e uma inovadora prancha de waveski.


Merlinski

kayaksurf.net - A Mega já tinha um waveski (o Raider) mas agora, surgiu com uma nova geração de waves: Malcolm, apresenta-nos o Merlinski…

Malcolm Pearcey - Ao contrário de alguns que pegaram em cascos de waveski e se serviram deles para fazer um surfkayak, eu achei engraçado e original tentar o contrário. O surfkayak Merlin já tinha dado provas ao mais alto nível e o Merlinski tem tido boas críticas por parte de quem já o surfou. Apresenta-se com uma grande performance e muito mais fácil de remar do que a maioria dos tradicionais waveskis.



Waveskis ou surfkayaks? – A eterna questão…

Tal como tu dizes, é a "eternal questão" e eu não acho que exista uma resposta ideal. Ambos têm os seus méritos e desvantagens. Por exemplo, num surfkayak a capacidade de esquimotar é vital enquanto num wave, tu podes simplesmente voltar para cima dele. Os surfkayaks tendem a ser mais estáveis e com uma entrada mais fácil para passar a rebentação e são sem dúvida uma opção mais confortável em águas frias. Se vires os países mais fortes no waveski, como a África do Sul e Austrália, o clima e as águas são mais quentes do que na Europa. Os franceses, claro, têm sido igualmente fortes nos waves mas os surfkayaks estão a tornar-se igualmente muito populares por lá. Eu acho que a linha essencial é escolheres a tua "arma" correcta e procurares divertir-te com ela.

Apresenta-nos agora o novo Mega (ainda sem nome) que saiu há duas semanas…

O surfkayak mais recente da Mega é baseado na evolução de dois modelos: o short RR e o Neutron RV. Não é um modelo substituto para qualquer um deles mas sim um novo surfkayak projectado para os kayaksurfistas mais pesados e com uma plataforma mais istável para os principiantes no kayaksurf. Há muitos canoístas de rio que trazem os seus kayaks para as ondas porque é com esse tipo de kayaks que estão familiarizados e também porque podem considerar alguns dos surfkayaks HP algo intimidantes.


O novo MEGA ainda sem nome

Este último Mega é largo e a posição dos joelhos tem algumas das características de um kayak de rio, no entanto, conta com o benefício adicional de ter a performance e o casco de um verdadeiro surfkayak. A largura extra também o torna um pouco mais estável. Na sua estreia, ainda que em condições nada ideais, teve muito boa receptividade. Será interessante acompanhar agora o seu desempenho em boas condições de mar, mas eu acho que será muito bom.



Qual foi, até agora, o modelo da Mega com mais sucesso no mercado?

Com uma variedade tão grande de kayaks que podem responder a kayaksurfistas de vários pesos e mediadas, é lógico que os surfkayaks mais populares sejam o Neutron e o Merlin.


MERLIN


NEUTRON

Estes são destinados para a média do peso e medida da população em geral. São ambos surfkayaks espectaculares e têm tido grande projecção nas mãos de alguns dos melhores kayaksurfistas do mundo. Se olharmos para os outros modelos, aí os praticantes mais leves e as raparigas vão para o Reflex e o "top tem" acaba com o Scarab e o Megatron (ambos se vendem muito bem). Eu acho que o surfkayak que se tornou uma verdadeira revelação em relação às vendas, foi o Bullit "S". A sua combinação entre a facilidade de remar, a capacidade de surfar em várias condições de mar e o conforto que dá em longas sessões de surf, fez dele um sucesso imediato. Foi projectado firmemente para os kayaksurfistas comuns que são, de longe, os mais habituais no kayaksurf.

~
REFLEX


BULLIT S


SACARAB


MEGATRON

Os surfkayaks da Mega ganharam a Expression Session e a Taça do Mundo na edição deste ano do Santa Cruz Ocean Spirit em Portugal. Um breve comentário acerca deste resultados…

Nós estávamos a contar ir ao Ocean Spirit deste ano mas não conseguimos. É sem sombra de dúvida um evento de primeira e todos os ingleses que lá foram este ano, não trouxeram senão elogios sobre ele. Eu acredito que na Mega Flying Squad temos alguns dos mais dotados e dinâmicos kayaksurfistas mundiais. O que é realmente encorajador, é vermos o nível técnico e a performance a aumentarem no grupo de juniores que agora temos. A dedicação e o esforço aplicados nestes jovens, é realmente um exemplo para tantos outros e, com o apoio que a Mega tem investido neles, estou certo de que eles representam a próximo geração de craques no Mundial de seniores. Foi excelente ver o Phillip Watson ganhar a Expression Session (em Portugal no Ocean Spirit) e conseguir o 4º lugar na classe dos seniores para a Taça do Mundo. Edu (Etxeberria do País Basco) e Roberta (Borsari do Brasil) também ganharam as respectivas classes na Taça do Mundo.

Phillip, Edu e Bebeta - Team Mega vencedor em Santa Cruz

Quando é que voltas a visitar Portugal?

Eu acho que a nossa próxima visita a Portugal será, provavelmente, só para o ano. Estou sinceramente desejoso de voltar a Portugal tal como a Família Pearcey e o Team Mega.


A família Pearcey

Obrigado Malcolm! Até para o ano.


Malcolm antes de entrar no Camp. do Mundo em Mundaka 2007

Podem visitar a secção MEGA clicando em baixo:



Boas ondas!

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: ,