21/02/09

SANTA CRUZ OCEAN SPIRIT 2009 + CARNIVAL TORRES VEDRAS

SANTA CRUZ OCEAN SPIRIT NO CARNAVAL DE TORRES VEDRAS



A equipa do Ocean Spirit já está a todo o gás e o carnaval de Torres Vedras vai promover o evento com um carro dedicado ao evento. Bruno Melo, mentor da iniciativa, fez-nos chegar a notícia. De 23 de Julho a 2 de Agosto lá estaremos em força no Campeonato Mundial de Kayaksurf!

Santa Cruz Ocean Spirit Festival - the event that will includes the Kayaksurf Worlds - will have a special car in the Carnival parade of Torres Vedras. The Ocean Spirit Team will distribute merchandizing about the event during the party days.

News:

----------

A presença do Santa Cruz Ocean Spirit no Carnaval de Torres Vedras será concretizada de três formas:

-pela inclusão de um Carro Ocean Spirit (carrinho de golfe) com seis promotores, mascarados e com tatuagens Maori, que distribuirão propaganda do evento;
-pela colocação de uma estrutura cilíndrica iluminada e rotativa numa das rotundas da Avenida 5 de Outubro, em frente ao edifício da Câmara Municipal, onde passa o corso carnavalesco;
-pela criação da Praça Ocean Spirit, instalada na Praça Machado dos Santos (mais conhecida como Praça da Batata), local onde vão acontecer concertos e actuações de DJ’s durante as festividades, isto é, entre 20 e 23 Fevereiro, das 23:00h às 05:00h da manhã!

Bruno Melo, da Associação Ocean Spirit, explica que o objectivo desta parceria é o de "aproveitar o facto de Torres Vedras receber uma enorme quantidade de pessoas no Carnaval para começar já a promover a edição deste ano do Santa Cruz Ocean Spirit, evento que alia os desportos de ondas com a música, formando, deste modo, o único festival de Verão da zona Oeste do país".

Santa Cruz e os seus arredores são dotados de um conjunto de praias, quase todas formadas por extensos e dourados areais, envolvidas por majestosas arribas. Estas escarpas, formadas por sedimentos argilosos, vermelhos e acinzentados, ora cobertas pelo verde da vegetação ora a descoberto, envolvem os banhistas num quadro natural de excelsa beleza. Atraídos por estes encantos são aos milhares os turistas que se estendem por estes imensos areais, buscando momentos de repouso e de lazer.

O mar e o vento podem por vezes fustigar agrestemente o areal, mas estes de tão extensos e muitos deles abrigados pelas arribas, aconchegam os corpos ávidos de sol. Paraíso para os surfistas que com tão fortes argumentos encontram aqui as condições naturais para a prática da modalidade.

Durante a época balnear e, em especial no mês de Agosto, Santa Cruz chega a ter uma população residente que ronda as 40.000 habitantes. Nos fins-de-semana solarengos, seja verão ou inverno, principalmente aos Domingos à tarde, várias centenas de pessoas que vivem nos arredores não dispensam o seu passeio dominical a Santa Cruz.

Fonte: hardmusica / Zita Ferreira Braga

--------

Obrigado Bruno!


Bruno Melo / Foto: cardeli.com




SURF CAMP FIGUEIRA DA FOZ

Boas ondas!

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: , ,

20/02/09

WAVESKI & KAYAKSURF VIDEO

DOIS NOVOS VÍDEOS: KAYAKSURF & WAVESKI

Dois novos vídeos, um de kayaksurf e outor de waveski. O de waveski prima pela beleza das imagens e o de kayaksurf é de Jack Barker com imagens captadas na taça do Mundo de 2008 na ilha De Oleron, em França e Bay, em Newquay, Inglaterra. Podem visitar as secções de vídeos kayaksurf ou waveski nos links indicados:
Two new videos: one with kayaksurf and other with waveski. Check it out ALL the new videos on our waveski and kayaksurf sections - LINKS below:










SANTA CRUZ OCEAN SPIRIT FESTIVAL

Boas ondas!

luis pedro abreu
www.kayaksurf.net

Etiquetas: , ,

NEW SURFKAYAK SOT by BAD MACHINE / ARGENTINA

1ªs FOTOS DO NOVO SOT BAD MACHINE A SURFAR / ARGENTINA



Vanina Concetti (foto de cima) testou o novo surfkayak sit-on-top da Bad Machine e gostou! Gabriel Landini, shaper, dono da Bad Machine e elemento da nossa NEWS TEAM, enviou-nos as primeiras fotos da nova máquina a surfar em Mar de Plata. Para além de Vanina, contou com os amigos Alejandro Bessato (em baixo junto à fotógrafa) e o campeão argentino de kayaksurf (já por nós entrevistado), Jorge Anchorena . As fotos são da autoria de Nai Romero.
After presenting us his new surfkayak sot, Gabriel Landini - Bad Machine Kayaks, Argentina - sent us the firts pics of the new toy in the water. The photos were taken by Nai Romero. In the water, Vanina, Alejandro e Jorge Anchorena.




Nai Romero (fotógrafa que assina estas imagens) e Alejandro Bessato

Jorge Anchorena









Alejandro


Podem ver todas as novidades da Bad Machine clicando em baixo:



Gracias Gabriel! Todo o sucesso para o novo sot!






WAVESKI

Boas ondas!

luis pedro abreu

Etiquetas: , , , ,

19/02/09

NEW VIDEO CANISURF / BRITISH OPEN FINALS

NOVO VÍDEO / BRITISH OPEN FINALS 2008



Foi um evento que contou com o nosso apoio e agora Dessie enviou-nos o link para o mais recente vídeo produzido sobre a prova. Grande surf - como habitualmente - com alguns dos melhores kayaksurfistas da actualidade.

The Mens Finals from the British Open, held at East Strand, Portrush. Video from Dessie McGlinchey, Northern Ireland Squad.

Thanks Dessie!



NOVO SOT NAS ONDAS / NEW SOT SURFING IN ARGENTINA
Boas ondas,
luis pedro abreu

Etiquetas: , ,

18/02/09

KAYAKSURF CLASSES ON A SURF SCHOOL

AULAS DE KAYAKSURF NA ESCOLA DE SURF DA FIGUEIRA DA FOZ


Já noticiámos a novidade há uns dias e agora voltamos à mesma matéria para averiguarmos como irão ser afinal as aulas de kayaksurf administradas na Escola de Surf da Figueira. Uma interessante conversa com Paulo Simões.

Time to interview the man will be teaching kayaksurf classes in the Figueira da Foz Surf School. Thanks to a pioneer partnership, this project involves a surf school and the surfkayaks brand RPF.

------------

Paulo Simões
Como vão ser as aulas de kayaksurf?



Paulo Simões já colabora com a RPF há vários anos. Para além de fazer parte da RPF Surf Team, é um dos kayaksurfistas da casa que habitualmente “testa” as novas máquinas. É professor de educação física, lecciona no ensino secundário e universitário e, muito naturalmente, aplica os seus conhecimentos aos desportos que pratica. Para além da natação, squash e escalada, o surf e o kayaksurf ocupam uma grande parte dos seus (poucos!) tempos livres. Escreveu um dos artigos mais lidos do kayaksurf.net e agora, entrevistamo-lo na qualidade de responsável técnico pelas aulas de kayaksurf que irá administrar na Escola de Surf da Figueira da Foz. É a primeira parte da apresentação do projecto que une o surf e o kayaksurf numa pioneira parceria entre uma marca de surfkayaks e uma escola de surf.

É a 1ª escola permanente com aulas de kayaksurf no país. A parceria com o surf foi propositada ou a RPF nunca pensou em lançar uma escola própria?
A sequência dos acontecimentos seguiu uma ordem natural. Nunca pensámos muito à frente no que poderíamos fazer e muito menos o que poderíamos lucrar. A minha simbiose com o Rui "Leitinho" criou-se sempre a partir da amizade e levámos isto até à competição fazendo-me ele kayaks por medida. Um dia o Filipe, da escola de surf, alertou-me para o facto de haver pedidos de aulas nesta área. O Escola de surf tem o alvará, o Rui a logística e eu a experiência...novamente apenas nos limitámos em responder às necessidades.

Que tipo de aulas vão ser administradas?
Cada cliente trás a sua experiência e objectivos. Nós tentaremos responder às suas expectativas. Independentemente deste facto temos todas as aulas planeadas numa sequência lógica de progressões pedagógicas em sit-on-top e sit-in-side. Desta forma qualquer um dos elementos/monitores associados à RPF saberá em que aula estará o seu aluno. Serão administradas aulas individuais, aulas até 3 alunos por monitor e estaremos atentos também a grandes grupos (escolas ou clubes) que pretendam experimentar esta modalidade (mantendo o racio pré-estabelecido dentro de água).

Que condições básicas consideras essências para a iniciação ao kayaksurf?
Motivação da parte do cliente/aluno e condições de segurança da parte do mar. Este é o patamar mínimo.


João Lima equipado / Fotos: kayaksurf.net

E sobre material... o que é que um aluno irá ter à disposição por 30 euros?
O aluno terá contacto com formas de trabalho fora de água, similares ao artigo publicado. Terá direito a um fato de surf por medida, capacete, colete, pagaia e 5 tipos de kayak à escolha: 1-oceankayak (single ou double, caso acompanhe o aluno dentro de água no mesmo kayak), 2-Shark, 3-Master, 4-Flash e o 5-Maiori, ou seja, quatro seat-on-top's e um sit-in-side. Todos eles com objectivos de aprendizagem diferente e para tipos de alunos diferentes. As aulas terão uma duração total de 90 minutos. Trinta minutos para equipar, aquecer e treino especifico mais 60 na água.

Calculo que o stress de potenciais interessados seja a esquimotagem... como vais trabalhar esta situação?
É também nosso objectivo oferecer aulas de esquimotagem em piscina que terão o mesmo custo de uma aula normal. A esquimotagem não é uma habilidade exclusiva para os sit-in-side. Para além de ser uma manobra que permite nos sit-on-top não nos separarmos do kayak é também uma manobra que permite ultrapassar a rebentação. Para este tipo de aulas contamos com o apoio do Health Club Portugal (patrocinador oficial da RPF em eventos competitivos e escola).


Master e Shark

Qual (ou quais) o(s) modelo(s) da RPF que consideras com maior potencial para a escola?
Dos referidos penso que o mais versátil até 85-90 quilos será sem dúvida o Shark, acima desse peso agrada-me pessoalmente o Master. A entrada na onda é mais cedo e permite inicialmente melhor seleccionar o que fazer nela. Estes serão os dois kayaks de escola. Teremos 3 de cada. Mais para a frente, o Maori responderá às necessidades de "extreme" surf. Para mais dêem o checada no site da RPF.


Praia do Cabedelo, Figueira da Foz - onde decorrerão as aulas caso estejam reunidas condições


Imagina alguém que ainda está com receio de se aventurar nas aulas de kayaksurf... como irás convencer os mais renitentes?
As primeiras experiências traçam o destino em qualquer modalidade. Não oferecemos radicalidades, por isso mesmo temos o cuidado de planear com o cliente as suas aulas. Temos a sorte de ter duas praias à escolha. O Cabedelo em dias que o permitam e o Cabedelinho para quem se está a iniciar. O perigo deverá ser zero. A maior garantia será o rigoroso cumprimento do rácio de 1 monitor por cada 2 a 3 alunos (conforme as condições do mar). Acima de tudo estaremos sempre na água com o cliente. Se não existir condições, a aula deverá ser remarcada...paciência.


Daniel Sousa

Expectativas para este projecto...
Ter e oferecer bons momentos. O kayaksurf na Figueira cresceu muito. Este projecto é para que possa continuar a crescer. É apenas mais um projecto que torna visível a motivação de muita gente e o trabalho de outros. Julgo que poderemos com ajuda de todos trazer mais kayaksurf para cá.

Por último, explica-nos como podemos marcar umas aulas...
A aulas poderão ser marcadas na escola de surf através do email: info@surfingfigueira.com , para o telefone 233 412 413 ou ainda esf@sapo.pt Em alternativa poderão contactar-me pelo mail sportenator@gmail.com .

Obrigado Paulo e todo o sucesso para a iniciativa!

Texto: Luis Pedro Abreu
Fotos: kayaksurf.net + Filipe Alexandre
---------------------

Podem visitar a Escola de Surf da Figueira da Foz clicando na imagem:



Podem acompanhar as novidades RPF clicando em baixo:





KAYAKSURF IRLANDÊS / NORTHERN IRELAND KAYAKSURF

Boas ondas!

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: , , , , ,

NEW SURFING SOT FROM ARGENTINA

NOVO SURFKAYAK SIT-ON-TOP by BAD MACHINES / ARGENTINA

Gabriel Landini é o shaper e dono dos kayaks Bad Machine na Argentina. Já o entrevistámos em 2007 (recordar a entrevista AQUI) e agora junta-se à nossa NEWS TEAM. Para além da grande colaboração com Martín do MdQ, contamos agora também com mais novidades argentinas. Como início desta colaboração, Gabriel envia-nos em primeira mão as imagens da sua mais recente cricação - um surfkayak sot.
New surfkayak sit-on-top made in Argentina by Bad Machines Kayaks. Gabriel Landini is the shaper and one more member of our NEWS TEAM. Check it it all the news about Bad Machines right HERE!
Mas vamos à descrição que o próprio Landini nos enviou:
Este modelo data de los años 1980 Yo encontre la matris, le hicimos unos retoques tecnicos ( originalmente traia una quilla grande y se colocaron tres quillas chicas se coloco un tabique central de poliestireno expandido para aumentar su rigidez entre el fondo y la cubierta y se colocaron un cinturon y los sujeta pies para tener un mayor control)Con esos cambios tiene un comportamiento exelente en la surfeada muy docil a los cambios de direccion y que todos nos quedamos sorprendidos del rendimiento Esto lo ubica en un escalon anterior al wave ski, sirviendo de base para aquellos que despues quieran animarse a mas. En estos dias te envio fotos en las olas asi podes armar un buen informe.
Un abrazo
Gabriel de Argentina
Podem acompanhar TODAS as novidades da Bad Machine CLICANDO em baixo:

Gracias Gabriel! Esperamos agora as fotos com ele a surfar!



KAYAKSURF SCHOOL / FIGUEIRA DA FOZ
Boas ondas!
luis pedro abreu

Etiquetas: , , , ,

17/02/09

GREAT VIDEO / SANTA CRUZ KAYAKSURF 2008 /

SANTA CRUZ KAYAKSURF FESTIVAL 2008 / APRECIEM E COMPROVEM A ONDA MAIS FAMOSA DA CALIFORNIA



Eric Connor está neste momento no topo da tabela com a melhor classificação na Selecção de Kayaksurf da Costa Oeste dos EUA, classe HP. Estará certamente incluído no leque de kayaksurfistas que veremos em acção de 23 de Julho e 2 de Agosto em Santa Cruz, Torres Vedras, no Mundial. Eric, para além de grande atleta, gosta de filmar e fotografar. Já publicamos vídeos e imagens deste californiano há alguns anos e agora, mais um grande vídeo editado pelo próprio e filmado por Linda Sundberg. Grandes ondas, kayaksurf do melhor e Coldplay... muito bom.

Last day of the Santa Cruz Competition March 2008. Spectacular kayak surfing by for example, Chris Harvey, Dave Johnston, Matt Radis, Buck Johnson, Chris Russ, Mark Woolward and Chris Hobson. Music by Coldplay. Filmed by Linda Sundberg. Edited by Eric Connor.
CLICK FOR ALL THE VIDEOS / TODOS OS VÍDEOS DE KAYAKSURF:



Thanks a lot for the link Eric!


NOVO SOT / NEW SIT-ON-TOP

Boas ondas,

luis pedro abreu
http://www.kayaksurf.net/

Etiquetas: , , ,

16/02/09

FREE SURF MAGAZINE / KAYAKSURF SECTION STARTING NEXT EDITION

FREE SURF MAGAZINE / SECÇÃO DE KAYAKSURF A PARTIR DA PRÓXIMA EDIÇÃO



No ano em que Revista Freesurf passa a mensal, o kayaksurf.net estabeleceu uma parceria com a primeira revista de surf distribuída gratuitamente em Portugal. Com início já na edição de Fevereiro, teremos as primeiras notícias referentes ao panorama nacional do kayaksurf e waveski. O destaque desta edição irá para a Kayaksurf Session da Figueira da Foz - 9 de Maio - e para o Mundial de Kayaksurf que decorrerá de 23 de Julho a 2 de Agosto no Santa Cruz Ocean Spirit Festival. Neste contexto, a Freesurf está já confirmada como "Media Partner" da Session deste ano.
Portuguese Free Surf Magazine will have a special section every month dedicated to kayaksurf thanks to the contribution made with kayaksurf.net. Starting next month, we'll be on the first portuguese free surf magazine with all the top stories about the kayaksurf scene. Coool!



Com a regularidade mensal e distribuição reforçada, a Freesurf assume-se cada vez mais no panorama nacional de desportos de ondas. A secção kayaksurf agora inserida, é a prova de uma abertura pioneira a uma modalidade que atrai cada vez mais praticantes. O kayaksurf.net congratula-se com esta parceria que proporcionará ao kayaksurf nacional uma maior visibilidade num meio priveligiado que tem a mesma paixão que a nossa: ondas e bom surf.

Na primeira imagem, podemos ver a edição deste mês. Podem encontrar a revista nas melhores lojas de surf, na Sport Zone e Associações Académicas Universitárias. Não percam a edição do próximo mês!

KAYAKSURF SOT / SIT-ON-TOP KAYAKSURF
Boas ondas
luis pedro abreu

Etiquetas: , , , , ,

GREAT WEEKEND SURF / PORTUGAL / FIGUEIRA DA FOZ

MAIS UM FIM DE SEMANA EM GRANDE / VÍDEO DE JOÃO VAZ / BUARCOS, FIG. FOZ


Mais uma vez no costa from João Vaz on Vimeo.
João Vaz, para além de ter surfado, ainda teve tempo de sacar umas imagens e produzir este vídeo. Coincidência de duas sugestões oriundas da mesma cidade - Figueira da Foz. Ontem publicámos a notícia do Semanário O Figueirense e hoje, destacamos o vídeo mais recente do João. Em comum às duas publicações, a paixão e promoção do desporto que nos une: kayaksurf.
Obrigado João!
One more great weekend in Figueira da Foz, west coast of Portugal. Lot's of surfkayaks and waveskis in the water. João Vaz filmed (after surfing, of course) and sent us the clip. Enjoy it!!


REVISTA FREE SURF + KAYAKSURF
Boas ondas!
luis pedro abreu

Etiquetas: , , ,

15/02/09

KAYAKSURF SCHOOL ON THE NEWS

RPF KAYAKSURF SCHOOL NO FIGUEIRENSE



É sempre com agrado que vemos kayaksurf nas notícias. O semanário "O Figueirense" não deixou escapar a novidade de ter, ali mesmo, na Figueira da Foz, a 1ª escola de kayaksurf do país. Graças à parceria estabelecida com a Escola de Surf da Figueira, a RPF Kayaks associa-se à escola sediada no Cabedelo e agora, basta marcar aulas de kayaksurf. Hugo Nascimento, RPF Kayaks e elemento da nossa NEWS TEAM, enviou-nos a matéria. A monitorização das aulas está a cargo de Paulo Simões. Podem saber mais sobre esta iniciativa clicando na imagem de baixo:

RPF Kayaksurf School is on the NEWS. This pioneer idea is founded in Figueira da Foz thanks to a special contribution with a local Surf School. Now, ist's only a matter of choosing: surf our kayaksurf! Check it out more in detail clicking on the image below:



Acompanhem as novas do Figueirense:



Obrigado Hugo!



FREE SURF MAGAZINE + KAYAKSURF
Boas ondas!
luis pedro abreu

Etiquetas: , , ,